Por Melina Cauduro - CCS em Sexta, 11 Outubro 2019
Categoria: Notícias Institucionais

2º BBM realiza simulado de busca e resgate para integrantes da Força-Tarefa


O 2º Batalhão Bombeiro Militar (2ºBBM) realizou um treinamento para integrantes da Força-Tarefa do 2ºBBM (FT-02). As instruções foram repassadas entre os dias 1º e 3 de outubro, agregando instruções teóricas e práticas e um simulado, coordenados pelo Comandante da FT-02, 1º Tenente BM Luiz Gustavo Bonatelli, e cinotécnico integrante da FT-02 e condutor do Cão de Busca Hunter, Cabo BM Ronaldo Wagner Fumagalli Silva.

Na manhã de terça-feira (1º), a FT-02 foi colocada em estado de alerta por ordem do Comando do 2ºBBM. Até às 16h, em estado de sobreaviso, os Bombeiros Militares ainda não tinham conhecimento do que se tratava o simulado. O acionamento sem qualquer informação aos participantes teve como finalidade mensurar o tempo resposta da FT-02 em um caso de ocorrência real, a fim de preparar a equipe para prestar atendimento no menor tempo possível.


Às 06h de quarta-feira (02), a Força-Tarefa 02 foi acionada para deslocar-se ao ponto de encontro, na sede do 2º BBM, em Curitibanos. Ainda pela manhã, os bombeiros participaram de instruções teóricas para nivelar o conhecimento sobre Busca e Resgate em Estruturas Colapsadas (Brec), abordando temas sobre o Ciclo Operacional, padrões internacionais Insarag (do inglês, Grupo Consultivo Internacional para Busca e Resgate) e composição de equipes de resgate.


No período vespertino, foram realizadas oficinas sobre elevação de cargas, sistemas de marcação de vítimas, manipulação e transporte de vítimas, manuseio de equipamentos e ferramentas e obtenção de acesso para o resgate.


Ao final do dia, foi realizado um simulado de ocorrência de Brec, no qual a equipe da FT-02 foi acionada para atender um colapso estrutural de uma edificação comercial de três andares. Após reunião da equipe e estabelecimento do comando, foi realizado o briefing da operação, na qual a equipe foi dividida em três grupos para trabalho em revezamento.

Após cerca de sete horas de trabalho intenso, os grupos encontraram as quatro vítimas participantes do simulado, sendo uma vítima encontrada com emprego de técnicas de busca em paralelo, duas sinalizadas pelo binômio cão de busca Hunter e seu condutor, Cabo BM Fumagalli, e uma vítima em óbito localizada nos escombros.


Ao finalizarem o resgate de todas as vítimas, por volta das três horas da madrugada, a equipe foi liberada para descanso. Na alvorada, após limpeza e manutenção dos equipamentos, o treinamento foi encerrado.

Créditos: 2º Tenente BM Levi Garcia Ribeiro - Chefe da B-5 do 2ºBBM
Centro de Comunicação Social
Corpo de Bombeiros Militar de Santa Catarina