No próximo domingo, 26, o Corpo de Bombeiros Militar de Santa Catarina (CBMSC) completa 95 anos a serviço do cidadão, por isso, na manhã de hoje, 23, seguindo os protocolos sanitários, houve a solenidade de entrega de viaturas e medalhas, como forma de comemoração. O evento aconteceu no Centro de Ensino Bombeiro Militar, na Capital.
"No dia 26 de setembro de 2021, o Corpo de Bombeiros Militar de Santa Catarina comemora seus 95 anos de criação, existência e história junto à sociedade catarinense, e, neste dia festivo, sinto-me extremamente honrado por estar ocupando a cadeira de dirigente máximo e ComandanteGeral desta Corporação tão próspera e pujante. Aquela que um dia foi denominada Seção de Bombeiros da Força Pública, fundada em 26 de setembro de 1926, hoje se apresenta como uma instituição de segurança com um grau de importância de 97% perante a população e com um nível de confiança maior do que 94%, estando, inclusive, acima da média nacional. Certo é que a diversidade dos nossos atendimentos, aliada ao profissionalismo, garra e dedicação do nosso efetivo, nos fez alcançar este patamar de respeitabilidade e credibilidade. Destarte, dirijo-me inicialmente a todos os bombeiros militares, comunitários, guarda-vidas civis e demais integrantes de nossa distinta instituição. Honrados são aqueles que mantêm dentro de si a motivação que os fazem diuturnamente dar um pouco de si para se dedicarem à honrosa missão de "vida alheia e riquezas a salvar". O resgate pode ser complicado, o incêndio pode ser cansativo e a perda de uma vítima pode ser dolorosa, mas
nada disso é capaz de retirar a glória desta nobre missão que cada um de vocês decidiram, um dia, abraçar: fazer o bem, proteger o próximo e salvar vidas sem nunca esmorecer. Obrigado por fazerem parte desta história", declarou o Comandante-Geral do CBMSC, coronel Charles Alexandre Vieira.
Como forma de comemoração foram apresentadas as inovações que vieram com os 95 anos da corporação, como os protótipos com propostas de melhoria do uniforme operacional e do equipamento de proteção individual multimissão, que são testados pelo estado.
Viatura
Nesta cerimônia o CBMSC recebeu o Auto-Bomba Tanque e Resgate Adaptado, que servirá para transportar as personalidades e desportistas, além de realizar cortejos. Foram realizadas as adequações necessárias, para trazer mais segurança. Este chassi reformado era de um caminhão da corporação, e é uma forma de trazer um pouco mais da história do CBMSC. É uma viatura Ford F600, ano 1974, que foi revitalizada com um valor aproximado de R$ 40 mil reais.
Medalhas
Mérito Bombeiro Militar
Coronel Marcos Aurélio Barcelos
Coronel RR Aldo Baptista Neto
Tenente-Coronel Ana Paula Guilherme
Capitão Oscar Washington Barboza Junior