PESQUISAR

Como ser Guarda-Vidas Civil Voluntário

Os interessados no Curso de Guarda-Vidas Civil Voluntário (CGVCV) devem ficar atentos aos editais na página cursos ao cidadão.

Os Guarda-Vidas Civil Voluntários são profissionais capacitados para salvamento no ambiente aquático e que atuam sob supervisão do Corpo de Bombeiros Militar de Santa Catarina. 

cidadao gvc

Para realizar a capacitação, o Corpo de Bombeiros Militar de Santa Catarina oferece aos interessados o Curso de Guarda-Vidas Civil Voluntário (CGVCV) com carga horária de 90 horas/aula. Para participar é necessário cumprir alguns pré-requisitos: ser maior de 18 anos, ser considerado apto em teste toxicológico e comprovar capacidade física através de 2 provas. Sendo elas:

  • Prova de Natação: nadar 500 metros, preferencialmente em piscina, estilo crawl, sem meios auxiliares, num tempo inferior a 12 (doze) minutos;
  • Prova de Corrida: correr 1600 metros, em menos de 08 minutos para candidatos do sexo masculino e em menos de 09 minutos para candidatas do sexo feminino.

 cidadao gvc2

 

A atividade do guarda-vida é prevista pela Lei Estadual 13.880 de 04 de dezembro de  2006 e demais alterações e regulamentações dela advindas. Aqueles aprovados no CGVCV estarão aptos a atuar nas unidades de praia e demais balneários do estado em duas escalas possíveis: 6 a 9 horas diárias; ou de 9 a 12 horas diárias; sendo ressarcidos pelos serviços prestados conforme valores discriminados em lei específica.

Os interessados no CGVCV devem ficar atentos na página cursos ao cidadão onde são postados todos os editais. Fique atento para não perder a inscrição do curso na sua região, leia atentamente todos os requisitos e mantenha-se em forma. 

O CGVCV confere ao formado a habilitação para exercer a atividade de salvamento aquático no ano vigente, devendo o candidato realizar curso de Recertificação no ano seguinte para continuar prestando serviço de Guarda-Vidas Civil Voluntário junto ao CBMSC. 

emergencia193
QUARTEL DO COMANDO-GERAL
Centro Administrativo da SSP - Av. Gov. Ivo Silveira, 1521 - Bloco A - Capoeiras, Florianópolis - SC, 88085-000

Desenvolvimento: DiTI-DLF | Gestão de Conteúdo: CCS | Tecnologia Open-Source
emergencia193