Bombeiro Mirim
O Programa Bombeiro Mirim é destinado a crianças estudantes do 4º ano do ensino fundamental das escolas públicas e privadas de Santa Catarina. O objetivo é capacitar as crianças e adolescentes para agirem de maneira preventiva em situações de risco de acidentes através do desenvolvimento de práticas suplementares ao processo educativo, contribuindo para uma sociedade mais segura e promovendo o exercício pleno da cidadania.
A ementa do programa abrange conteúdos relativos a serviços de emergência, prevenção de acidentes na infância e juventude, primeiros socorros aplicados à criança e ao adolescente, segurança e prevenção em desastres naturais, segurança contra incêndio e ao final, uma visita ao quartel do Corpo de Bombeiros e formatura. O Programa Bombeiro Mirim possui uma carga horária total de 12 horas.
Para informações sobre futuras datas e escolas abrangidas pelo Programa Bombeiro Mirim, procure a Organização de Bombeiro Militar mais próxima.
Bombeiro Juvenil
O Programa Bombeiro Juvenil é destinado a adolescentes de 13 (treze) a 17 (dezessete) anos de idade. Seu objetivo principal é promover orientação vocacional, desenvolvimento da personalidade e valorização da cidadania e autoestima, tendo como tema as atividades desenvolvidas pelo Corpo de Bombeiros Militar de Santa Catarina.
Com o intuito de alcançar os objetivos propostos, no Programa Bombeiro Juvenil o aluno terá contato com diversas matérias que abrangem conhecimentos práticos e teóricos em uma carga horária total de 40 horas.
Para mais informações a respeito do Programa Bombeiro Juvenil, procure a Organização de Bombeiro Militar mais próxima.
Bombeiro Melhor Idade
O Programa Bombeiro da Melhor Idade é destinado a população considerada idosa. O programa visa disseminar conhecimentos ao público-alvo, a fim de prevenir eventuais acidentes e também realizar um atendimento de primeiros socorros imediato em situações de sinistro em seus lares ou em lugares onde se reúnem socialmente.
O programa possui 40 horas distribuídas em três disciplinas, são elas: noções de primeiros socorros, noções de prevenção e atuação inicial em acidentes e incêndios; e noções de percepção e gestão de risco e atuação inicial em acidentes.
O programa também propicia aos participantes a oportunidade de atuarem junto ao CBMSC, auxiliando de forma voluntária. Uma troca produtiva para todos e que fortalece a relação da corporação com a sociedade.
Para mais informações a respeito do Programa Bombeiro da Melhor Idade, procure a Organização de Bombeiro Militar mais próxima.
Projeto Golfinho
O Projeto Golfinho é um programa de conscientização e prevenção sobre os perigos dos ambientes aquáticos, além de promover a cidadania e os cuidados com o meio ambiente. O objetivo do projeto é conscientizar as crianças de forma lúdica, alternando momentos de aprendizagem e diversão, fazendo com que tomem atitudes preventivas e que disseminem essas ideias entre os familiares e pessoas da comunidade.
Todo ano, durante o verão, o Corpo de Bombeiros de Santa Catarina oferece esse projeto gratuitamente à população em diversos locais do estado (praias no litoral ou piscinas, lagos e rios no interior). Em 2018, o projeto comemorou 20 anos, certificando cerca de 35 mil alunos somente neste ano.
Para informações sobre datas e locais de realização do Projeto Golfinho, o interessado ou responsável deve informar-se no Posto Guarda-Vidas ou na Organização de Bombeiro Militar mais próxima.
Praia Acessível
Desde 2013, o Corpo de Bombeiros Militar de Santa Catarina contribui para garantir a segurança e acessibilidade de cadeirantes e deficientes físicos nas praias catarinenses. Para a prática destas ações, foi criado o projeto “Praia Acessível”, que disponibiliza gratuitamente cadeiras adaptadas aos banhistas com mobilidade reduzida. O uso das cadeiras conta com a supervisão dos Guarda-Vidas, que monitoram e protegem os visitantes em cada banho de mar. Atualmente, o CBMSC possui cerca de 80 cadeiras anfíbias disponíveis em aproximadamente 60 praias catarinenses.
A ação tem como principal objetivo promover a inclusão social nas praias catarinenses, um dos locais mais visitados durante a alta temporada. As cadeiras “anfíbias” possibilitam um banho de mar mais seguro e acessível, ofertado aos banhistas nas praias que possuem o serviço.
A consulta das praias inclusas no projeto Praia Acessível pode ser realizada através do aplicativo “CBMSC Cidadão”. A ferramenta também exibe a localização e ativação dos postos Guarda-Vidas, além das condições gerais do mar e praias com ocorrências de água-viva. Faça o download do aplicativo CBMSC Cidadão, disponível para Android e IOS, e aproveite sua praia com muito mais segurança.