Por Melina Cauduro - CCS em Quarta, 24 Abril 2019
Categoria: Notícias Institucionais

3°Batalhão - Blumenau sedia instrução de gestão de risco em deslizamentos

O Corpo de Bombeiros Militar de Blumenau foi sede de uma instrução de gestão de risco em ocorrências de deslizamento na primeira semana de abril. Trinta e quatro oficiais bombeiros militares da 1ª Região, que comporta os Batalhões do litoral de Santa Catarina, se reuniram para trocar conhecimentos e estratégias para lidar com a segurança das equipes e de vítimas em deslizamentos.

A ocorrência do dia 27 de março, em que três pessoas foram vítimas de um deslizamento e uma delas resgatada com vida, foi um dos motivos que incentivou a realização da instrução. As aulas foram ministradas por oficiais do 3º Batalhão e pela geóloga Leila Cristina Perdoncini, da Defesa Civil de Blumenau. Leila abordou a disciplina de mecânica dos solos, explicando e explorando as teorias por trás dos fenômenos de movimentação de terra. Na parte prática, os oficiais foram levados a áreas de deslizamento em Blumenau, para entender e trocar conhecimentos sobre o assunto.

O Vale do Itajaí é uma das regiões mais propensas a sofrer com ocorrências envolvendo deslizamentos em Santa Catarina. Desde a tragédia de 2008, o 3º Batalhão de Bombeiros Militar vem investindo em equipamentos e treinamentos para capacitar seus bombeiros militares. “Hoje o nosso Batalhão é um referencial no estado, no que diz respeito a este tipo de acidente. Tendo toda essa experiência, vimos a importância de poder passar isso a frente, capacitando oficiais de outras regiões”, explicou o Tenente Coronel Luciano Mombelli da Luz, comandante do 3º Batalhão de Blumenau.


Estiverem presentes na instrução bombeiros militares do 7º BBM (Itajaí), 10º BBM (São José) e 13º BBM (Balneário Camboriú). Além de toda troca de experiências, a instrução serviu para unir os Batalhões. “Ter essa integração entre unidades é importante, ainda mais para falar sobre assuntos tão pertinentes no nosso dia a dia como bombeiros militares. Poder ter esse contato torna nosso trabalho mais unido, fazendo nosso serviço mais efetivo e seguro para todos”, comentou o Major Alcione Amilton de Fragas, subcomandante do 3º BBM. “A ideia é que este tipo de encontro aconteça a cada dois meses, para que cada Batalhão possa passar seu conhecimento. Isso fará com que a nossa gestão de segurança em diversos tipos de ocorrência tenha mais qualidade”, completou o Tenente Coronel Mombelli.

Texto: Daniel Felipe Nogueira

Fotografia: Soldado Valmir Roberto Martins Junior

Centro de Comunicação Social CBMSC