Por Melina Cauduro - CCS em Quinta, 10 Outubro 2019
Categoria: Notícias Institucionais

Oficial do CBMSC participa de congresso mundial sobre salvamento aquático

Unindo o esforço colaborativo de instituições mundiais, o WCDP 2019 (The World Conference on Drowning Prevention) reuniu especialistas, pesquisas, sistemas e informações de todos os países entre os dias 8 e 10 de outubro em Durban, na África do Sul. Representando o Corpo de Bombeiros Militar de Santa Catarina (CBMSC), o 1º Tenente BM Rafael Manoel José participou do evento internacional, a fim de aperfeiçoar o conhecimento técnico sobre prevenção de afogamentos, resgate, salvamento e segurança.


Durante três dias de congresso, os participantes dicutiram sobre as principais ações de prevenção empenhadas em cada país e trocaram informações sobre equipamentos e veículos empregados nos resgates aquáticos. Foram realizadas apresentações de trabalhos científicos, pôsteres e workshops, com stands de modernos produtos e tecnologias voltadas para o salvamento e atendimento de vítimas de afogamento.


De acordo com o Tenente BM Manoel, o evento foi um desafio enriquecedor. "Espero poder compartilhar no CBMSC o que vi e aprendi por aqui. Voltarei para casa com a certeza que nossa instituição é referência de boas práticas em Salvamento Aquático, no cenário nacional e até internacional", declara.

O WCDP 2019 terá novas edições, buscando a troca, debate e desenvolvimento projetados para reduzir mortes e ferimentos em todos os ambientes aquáticos. A delegação do Brasil foi composta por 14 integrantes, que representaram a Sociedade Brasileira de Salvamento Aquático (Sobrasa) e instituições específicas.

A próxima conferência mundial de prevenção ao afogamento ocorrerá no prazo de 2 anos, em 2021, no Sri Lanka.

Centro de Comunicação Social
Corpo de Bombeiros Militar de Santa Catarina