Por Melina Cauduro - CCS em Quarta, 06 Novembro 2019
Categoria: Notícias Institucionais

Batalhão de Operações Aéreas treina práticas de combate a incêndios florestais


Nos períodos em que o número de ocorrências com incêndios florestais é reduzido, o Corpo de Bombeiros Militar de Santa Catarina (CBMSC) segue empenhado em treinamentos e capacitações aos profissionais da corporação.

Nesta terça-feira, 5, em Florianópolis, o Batalhão de Operações Aéreas (BOA) do CBMSC realizou treinamentos que envolvem a utilização do equipamento “Bambi Bucket”, um tipo de balde suspenso por um cabo transportado por um helicóptero para fornecer água no combate aéreo a incêndios.

No CBMSC, a ferramenta é comumente utilizada nas aeronaves de asas rotativas (Arcanjos 01 e 03) para combater incêndios florestais e é capaz de despejar cerca de 500 litros de água por carga.

O treinamento ocorre anualmente, durante os meses de novembro e dezembro, com datas que variam conforme as condições meteorológicas. Na Capital, as atividades foram promovidas no Grupamento de Busca e Salvamento (GBS), próximo à Ponte Hercílio Luz, na Baía Norte.


As aeronaves do BOA são tripuladas por Bombeiros Militares, para operações de resgate, e profissionais da área da saúde (médico e enfermeiro), por parte do Grupo de Resgate e Atendimento a Urgências (Grau) do Samu.

O Treinamento de Operações Aéreas (TOA) também visa a manutenção do conhecimento e perícia na execução de diferentes missões, desempenhadas por equipes especializadas dos Arcanjos.

Créditos: B5 do Batalhão de Operações Aéreas
Centro de Comunicação Social
Corpo de Bombeiros Militar de Santa Catarina