Por Melina Cauduro - CCS em Quarta, 23 Outubro 2019
Categoria: Notícias Institucionais

Equipe do Batalhão de Operações Aéreas promove simulado de resgate na Capital

O Batalhão de Operações Aéreas (BOA) do Corpo de Bombeiros Militar de Santa Catarina (CBMSC) promoveu um treinamento de resgate com vítima de afogamento na praia do Campeche, em Florianópolis. O simulado faz parte de um treinamento anual promovido entre outubro e novembro, que integra toda a tripulação das aeronaves Arcanjo.

A realização do simulado ainda serviu como preparação para a Operação Veraneio, na qual o número de ocorrências com vítimas de afogamento se intensifica.



Atualmente, o BOA conta com dois aviões de asa fixa e duas aeronaves de asa rotativa (helicóptero), sediadas em Florianópolis e Blumenau. Nos últimos dez anos de atividades, o batalhão registra mais de 8.600 mil acionamentos atendidos, com resgate de quase 7 mil vítimas.

O maior índice de atuações ocorre em acidentes de trânsito (cerca de 20%), além de vítimas de afogamento, salvamentos, busca, combate a incêndio e transporte aeromédico especializado, entre outros.



Todas as aeronaves são tripuladas por equipes de Bombeiros Militares para resgate e saúde (médico e enfermeiro).

O suporte avançado de vida é promovido em todos os atendimentos que necessitem intervenção. Os Arcanjos também atuam no transporte aeromédico entre hospitais de órgãos para transplante.

Créditos: Informações: Chefe B5 do BOA - 1º Tenente BM Jefferson Luiz Machado. Fotos: Murilo Wolff.
Centro de Comunicação Social
Corpo de Bombeiros Militar de Santa Catarina