Neste sábado (2/2), Bombeiros e Guarda-vidas de Itapoá foram convidados para participarem de uma atividade especial. O pequeno Davi Luca, à época com 3 anos, foi resgatado pelos profissionais do CBMSC após um grave afogamento, ocorrido em janeiro deste ano. Como forma de agradecimento, a família convidou os militares e civis que prestaram auxílio no dia do acidente para comemorarem o 4º ano de vida do garoto.
Ocorrência:
Em 25/01, populares acionaram os Guarda-vidas do Posto 01, em Itapoá, para relatar o afogamento de uma criança no Rio Sai Mirim, localizado a mais de 500 metros e sem visibilidade do posto Guarda-vidas. De acordo com informações dos pais da vítima, a criança afundou no rio e ficou submersa por cerca de 2 minutos. Familiares entraram na água e localizaram o menino, retirando-o do rio sem consciência.
Chegando ao local, os Guarda-vidas Sidnei Neris e Mathias Alves do Rosário, iniciaram os procedimentos para recuperação de afogados. Devido ao alto grau de afogamento (grau 6), os profissionais realizaram um ciclo completo com manobra de reanimação cardiopulmonar (RCP). Em seguida, a vítima voltou a apresentar sinais vitais (pulso e respiração).
Logo após o atendimento inicial, a guarnição do ASU-369, composta pelo Cabo BM Meister, Cabo BM Paulo, Soldado BM Oliveira, Bombeiro Comunitário Almeida e coordenadores de praia Cabo BM João Vitor e Soldado BM Ceschini chegou ao local para prestar apoio com suplementação de oxigênio e transporte ao pronto atendimento da cidade. Com auxílio da aeronave Águia 01 da Polícia Militar, Davi foi encaminhado para avaliação médica no Hospital Infantil.
O sucesso no atendimento foi alcançado graças à qualidade de treinamento e parceria entre Guarda-Vidas, guarnição de serviço do CBMSC, equipe médica do Pronto atendimento e aeronave Águia da Polícia Militar.
Créditos: Informações e Fotos: Roberson Henrique Meister. Texto: Mônica Andrade - Estagiária.
Centro de Comunicação Social
Corpo de Bombeiros Militar de Santa Catarina