Por Melina Cauduro - CCS em Quarta, 15 Mai 2019
Categoria: Notícias Institucionais

Bombeiros promovem blitz educativa durante "Maio Amarelo" em Gaspar

Bombeiros Militares de Gaspar e região reuniram-se na manhã desta terça-feira (14), para início da blitz educativa "Maio Amarelo", promovida em todo o país com objetivo de orientar motoristas, ciclistas e pedestres sobre os perigos no trânsito. A ação é um importante meio de prevenir acidentes, infelizmente comuns na rotina de atendimento dos profissionais do Corpo de Bombeiros Militar.

O Comandante do 3º Batalhão de Bombeiros Militar, Coronel BM Luciano Mombelli da Luz, esteve presente no evento e foi responsável por abordar o primeiro motorista, repassando orientações preventivas e entregando uma rosa, simbolizando o maio amarelo. Coincidentemente, a primeira pessoa abordada havia se envolvido num acidente de trânsito recentemente, ficou muito emocionada e agradecida com as orientações e reforçou a importância da atenção no trânsito para evitar fatalidades.

O Sargento BM Gil Vicente Pereira, Coordenador do Projeto Cidadão Consciente “Juntos Podemos Salvar Milhões de Vidas”, explica que atitudes simples podem contribuir para diminuir acidentes, como:

- Respeitar os limites de velocidade;

- Praticar a direção defensiva respeitando os demais motoristas, ciclistas e pedestres;

- Para os pedestres e ciclistas, atravessar as vias utilizando as faixas de segurança e somente após os veículos pararem.

O Sargento também ainda ressalta que atitudes irresponsáveis, como usar o celular enquanto dirige ou dirigir sob efeito de álcool podem provocar acidentes e fatalidades.

 A Blitz educativa contou com a participação dos alunos da escola Norma Mônica Sabel. Os estudantes fazem parte do Projeto Cidadão Consciente “Juntos Podemos Salvar Milhões de Vidas” e puderam repassar os conhecimentos de prevenção de acidentes e respeito no trânsito aos motoristas de Gaspar. A ação foi realizada pelo Corpo de Bombeiros Militar em conjunto com a Polícia Militar, Polícia Rodoviária Estadual e Ditran (Diretoria de Trânsito) de Gaspar.

Créditos: 1º Tenente BM Douglas Tomaz Machado
Centro de Comunicação Social
Corpo de Bombeiros Militar de Santa Catarina