Segundo dados fornecidos pelo Projeto de Monitoramento de Praias da Bacia de Santos milhares de animais marinhos foram mortos por ingestão de lixo nos últimos anos. Desta forma, objetivando solucionar o desequilíbrio ecossistêmico que estava sendo causado, o Conselho Regional de Medicina Veterinária (CRMV) e a Fundação Municipal do Meio Ambiente de Florianópolis (FLORAM) buscaram trabalhar na criação de um projeto chamado “Heróis da Natureza”, o qual pudesse conscientizar crianças sobre assuntos referentes aos cuidados com o meio ambiente.
O projeto foi realizado com diversas parcerias, como as Prefeituras, através da Comcap, o Instituto do Meio Ambiente (IMA), Projeto TAMAR e Projeto Remar, Limpar e Ensinar (RLE), dentre outros, os quais auxiliaram na difusão de ações sociais realizadas em todo o estado.
O Corpo de Bombeiros Militar de Santa Catarina (CBMSC) também foi parceiro, por meio do Projeto Golfinho - programa destinado à conscientização e prevenção sobre os perigos dos ambientes aquáticos, cidadania e meio ambiente, criado em 1998 com o intuito de reduzir o número de afogamentos em SC.
Instrutores do Projeto Golfinho do CBMSC atuaram junto ao projeto “Heróis da Natureza” nas praias de Florianópolis, Balneário Camboriú, Bombinhas e Piçarras durante os meses de janeiro e fevereiro, orientando de maneira lúdica os participantes sobre a utilização segura das praias, rios, lagoas e piscinas.
Através de projetos como estes, por meio da difusão da educação, crianças e jovens podem aprender a reduzir e até erradicar problemas que hoje nos acercam em diversos quesitos. Por isso, é valoroso que os mesmos sejam perpetuados e incentivados pelas instituições as quais promovem os cursos, divulgando cada vez mais a importância de prevenir.
Créditos:
Texto: Sargento Glaucia Krueger da Silva
Assessoria de Imprensa CBMSC: (48) 9 8843-4427
Centro de Comunicação Social
Corpo de Bombeiros Militar de Santa Catarina