Por Melina Cauduro - CCS em Quarta, 14 Agosto 2019
Categoria: Notícias Institucionais

CBMSC realiza parceria inédita com a Confederação Brasileira de Cinofilia

 

 A Coordenadoria de Busca, Resgate e Salvamento com Cães do Corpo de Bombeiros Militar de Santa Catarina (CBMSC) realizou nesta semana um feito inédito para o setor efetivando a parceria com a Confederação Brasileira de Cinofilia (CBKC), a única instituição filiada à Fédération Cynologique Internationale (FCI), maior comunidade canina do mundo.

 A Cinotecnia se refere ao treinamento e adestramento dos cães, voltada para a atividade envolvendo os animais, já a Cinofilia é o estudo da criação canina, abrangendo a área de saúde, comportamento e ainda ao cruzamento dos animais, garantindo a pureza das raças.  A Cinofilia busca maior conhecimento e aperfeiçoamento das raças.  No ano de 2022 a Cinofilia brasileira completa 100 anos.

Objetivo
 
Atualmente o CBMSC adota para as provas e certificação dos cães operacionais de busca e resgate o regulamento da Organização Internacional de Cães de Resgate (IRO), porém com a atualização imposta pela IRO, as exigências para a certificação internacional dos cães de nível avançado passam a ser inviáveis para o trabalho catarinense.
“Desde 2019 a IRO exige duas provas anteriores para a certificação, porém em território brasileiro é realizada apenas uma prova IRO por ano, o que significa que levaríamos pelo menos 04 anos para atingir esse nível operacional das certificações. Ou seja, a metade da vida operacional de um cão”, explica o responsável pela Coordenadoria Coordenadoria de Busca, Resgate e Salvamento com Cães do CBMSC, Tenente Coronel BM Walter Parizotto.
 

 
 
Nesta aproximação com a CBKC a pretensão é encurtar a distância de tempo, promovendo certificações com o regulamento da FCI, com juízes nacionais da confederação, acelerando o processo, fazendo com que em no máximo 02 anos os cães do CBMSC sejam certificados internacionalmente.
“Essa aproximação é uma grande conquista para a nossa corporação e garantirá a qualidade técnica dos nossos cães e também a possibilidade de que nossos binômios, em fase operativa, possam submeter seus cães a uma avaliação de qualidade sob os regulamentos internacionais”, comemora o Tenente Coronel BM Parizotto.
A CBKC
 
A entidade é a responsável por oferecer o suporte necessário para o aprimoramento da criação de cães no Brasil, zelando pela qualidade e formação técnica daquelas entidades que trabalham com cães.
A CBKC também é o órgão que publica o padrão da raça oficial, conforme a Federação Cinológica Internacional. A instituição além de ser a única filiada à FCI, também possui convênios internacionais com os Clubes America Kennel Club (AKC), dos Estados Unidos; Canadian Kennel Club (CKC), do Canadá; The Kennel Club, da Inglaterra e Australian National Kennel Council (ANKC), da Austrália.
 
 

Créditos: 
Texto: Melina Cauduro - Jornalista. Fotos: Divulgação CBMSC.
Assessoria de Imprensa CBMSC
(48) 9 8843-4427

Centro de Comunicação Social
Corpo de Bombeiros Militar de Santa Catarina