Os primeiros 30 dias do início do 1º Curso Básico de Atendimento a Emergências (CBAE) foram movimentados. A instrução é promovida pelo Corpo de Bombeiros Militar de Santa Catarina (CBMSC) pela primeira vez em formato de Educação a Distância e quase 800 pessoas já foram certificadas.
No momento o curso em andamento está com as vagas completas e ainda não há previsão de lançamento de uma próxima turma. Para os cidadãos que conseguiram uma das 5.000 vagas oferecidas, o curso encontra-se aberto até o dia 31 de agosto de 2021 e pode ser acessado de qualquer lugar e momento, respeitando a individualidade e disponibilidade dos alunos.
Dentre os conteúdos que são oferecidos na plataforma estão: noções de percepção de risco de desastres, atuação inicial em acidentes, sistemas preventivos e noções de extinção de princípios de incêndios e de primeiros socorros. O ambiente virtual é constituído e organizado em módulos com conteúdos escritos, vídeos, animações e infográficos projetados para auxiliar os participantes na assimilação do conhecimento.
É importante salientar que a plataforma é totalmente gratuita e foi desenvolvida no intuito de disseminar conhecimentos a qualquer pessoa que deseje conhecer sobre os assuntos abordados.
Espera-se que até o final do período de realização do curso, muitos outros inscritos venham a obter a certificação que, além de uma conquista pessoal, habilita o detentor do certificado a atuar como brigadista voluntário, agente comunitário de proteção civil além de servir como pré-requisito para inscrição em Cursos de Formação de Bombeiros Comunitários que são oferecidos pelo próprio CBMSC.
Créditos:
Texto: Tenente-Coronel Gustavo dos Anjos
Imagens: Divulgação BMSC
Assessoria de Imprensa CBMSC: (48) 9 8843-4427
Centro de Comunicação Social
Corpo de Bombeiros Militar de Santa Catarina