Por Melina Cauduro - CCS em Quarta, 20 Março 2019
Categoria: Notícias Institucionais

Curitibanos é sede do curso de Atendente de Central de Emergência

O 2º Batalhão do Corpo de Bombeiros Militar iniciou nesta segunda-feira (18), o Curso de Atendente de Central de Emergência (CACE) em Curitibanos. Com carga horária total de 40 horas/aula, o curso tem a participação de 14 Bombeiros Militares, representantes das centrais de Emergência de Curitibanos, Canoinhas, Rio do Sul, Joaçaba, São Miguel do Oeste, Balneário Camboriú, Criciúma e Tubarão, além da participação de quatro Bombeiros Comunitários na qualidade de alunos ouvintes.

O objetivo do curso é capacitar Bombeiros Militares para operarem tecnologias existentes nas centrais de emergências, de acordo com a diretriz de procedimento operacional padrão número 08 do Comando-Geral, atualizando conhecimentos e habilidades necessários aos atendentes das Centrais de Emergência do Corpo de Bombeiros Militar de Santa Catarina.

Dentre as temáticas abordadas, destacam-se o novo “E-bombeiro Web”, que permite a comunicação e envio de ocorrências entre as diferentes Centrais, o Mapeamento CBMSC, Sistema de Monitoramento de Recursos e Sistema de Alarme Remoto, além de noções sobre infraestrutura de uma central de emergência, acionamento de aeronave, Aplicativo FireCast CBMSC e protocolo de atendimento de emergência através do telefone 193. Os temas apresentados tratam de tecnologias e inovações que otimizam e agregam qualidade no atendimento prestado a comunidade.

A Divisão de Tecnologia da Informação (DiTI) é a responsável pela coordenação acadêmica do curso, sendo o B3 de Curitibanos responsável pela logística. O curso foi aprovado pela Diretoria de Ensino e vem sendo ministrado desde 2016, sendo esta a 7ª edição do curso. Já sediaram o CACE os municípios de Itajaí (2016), Joaçaba (2017), Chapecó (2018) e Florianópolis (1 curso em 2017, e 2 cursos em 2018, um deles em parceria com o município de São Miguel do Oeste).

O próximo curso está programado para acontecer na cidade de Blumenau em abril; o edital será lançado em breve.

Créditos: Capitão BM Juliana Kretzer – Membro da Coordenadoria de Emergências/ Coordenadora Acadêmica do CACE
Centro de Comunicação Social
Corpo de Bombeiros Militar de Santa Catarina