Por Melina Cauduro - CCS em Segunda, 20 Mai 2019
Categoria: Notícias Institucionais

Estudo sobre voluntariado no CBMSC é publicado internacionalmente

O artigo, de título “Voluntários e o tempo resposta dos Bombeiros Militares”, realizado pelo 1º Tenente BM Murilo Pedro Demarchi (1° Batalhão – Florianópolis) e pelo Professor Doutor Francis Carlo Petterini Lourenço, da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), trata da análise de dados do Sistema E-193 com foco na presença de Bombeiros Comunitários nas ocorrências, relacionando-os ao tempo resposta nas ocorrências e outros aspectos. O estudo foi publicado este mês na revista Economic Bulletin* (Estados Unidos). Conforme o oficial, que é lotado no 1º Batalhão (Florianópolis), atualmente não há uma publicação científica oficial com uma amostra tão grande quanto a oferecida pelo Sistema E-193 - utilizada para este trabalho: usando protocolos bem estabelecidos na literatura de avaliação de políticas públicas, a pesquisa analisou de forma inédita os microdados de milhares de ocorrências atendidas entre 2010 e 2016.

“O estado de Santa Catarina vem explorando com sucesso uma política de voluntariado a fim de aumentar a taxa de cobertura dos bombeiros. No contexto, o mecanismo de contribuição dos voluntários está sobretudo ligado a possibilidade de aumentar os times de prontidão para atender as emergências”, afirmam os autores.

A Economic Bulletin é uma revista acadêmica de acesso aberto, fundada em 2001 com a missão de fornecer comunicação científica livre e extremamente rápida em toda a comunidade de economistas de pesquisa. http://www.accessecon.com/pubs/eb/

Acesse o artigo CLICANDO AQUI.

Créditos: B5 do 1° Batalhão do CBMSC – Florianópolis

Centro de Comunicação Social

Corpo de Bombeiros Militar de Santa Catarina