Por Melina Cauduro - CCS em Quinta, 03 Outubro 2019
Categoria: Notícias Institucionais

Simulado de atendimento com produtos perigosos mobiliza bombeiros do 7ºBBM

Bombeiros Militares de Navegantes e Itajaí, profissionais do Samu (Serviço de Atendimento Móvel de Urgência), Defesa Civil e empresa Portonave, com apoio da aeronave Arcanjo-03, de Blumenau, realizaram um simulado de atendimento com produtos perigosos. A ação conjunta foi realizada nesta quarta-feira (2), no Terminal Portuário de Navegantes.

O simulado teve como objetivo capacitar e treinar equipes para pronta resposta e integrar ações entre a Defesa Civil e Corpo de Bombeiros Militar.

O cenário proposto pela empresa Portonave simulava um acidente envolvendo o tombamento de um container contendo produtos químicos, que teriam vazado e emitido gases tóxicos. O produto utilizado foi acroleína estabilizada, substância tóxica e fortemente irritante para a pele, olhos e vias aéreas.

A ação ainda reproduziu uma ocorrência com reação química de dois produtos, desencadeando o princípio de incêndio em um tambor de 200 litros.


Além do combate a incêndio e ação com produtos perigosos, os profissionais encenaram o atendimento a quatro vítimas: duas vítimas com queimaduras leves, graves e intoxicação e as demais com suspeita de intoxicação e contaminação.


Devido a proximidade com o terminal portuário, os Bombeiros de Navegantes foram os primeiros a chegar ao local, realizando o primeiro atendimento. Em seguida, os Bombeiros de Itajaí foram acionados para apoio as equipes. O simulado foi finalizado com a chegada do Arcanjo-03, que fez o transporte de uma das vítimas.


Encerrando a ação, as equipes se reuniram e abordaram pontos positivos e negativos do atendimento durante o simulado.

Integrantes do Corpo de Bombeiros Militar agradeceram o convite para o simulado, destacando a importância da ação preventiva que estimula o treinamento das equipes para atendimento nos portos de  Itajaí e Navegantes.



Créditos: Soldado BM Isabiele - Auxiliar do B5 - 7º BBM.
Centro de Comunicaçao Social
Corpo de Bombeiros Militar de Santa Catarina