Por Melina Cauduro - CCS em Segunda, 30 Setembro 2019
Categoria: Notícias Institucionais

Simulado de acidente em linha férrea integra bombeiros e forças de segurança

No encerramento da Semana Nacional do Trânsito, a 2ª Companhia do 4º Batalhão Bombeiro Militar em parceria com o Conselho Comunitário de Segurança participou de um simulado avançado de acidente veicular. Além do Corpo de Bombeiros Militar, a atividade envolveu agentes de trânsito, Polícia Militar, Defesa Civil e profissionais da Ferrovia Tereza Cristina. A ação foi realizada na última quarta-feira (25), no cruzamento da linha férrea com a Rua Vitória, no Centro de Içara.


O cenário simulava a colisão de uma locomotiva contra um veículo de passeio e serviu para avaliar o trabalho em conjunto dos órgãos de segurança. De uma forma integrada, cada órgão envolvido gerenciou e executou ações de suas incumbências durante o exercício.


Habituados a atenderem ocorrências com acidentes entre carros, pedestres, ciclistas e motociclistas, os bombeiros puderam aprimorar seus conhecimentos em situações com locomotivas, que não são frequentes.

De acordo com o Subcomandante do 4º BBM, Major BM Henrique Piovezam da Silveira, o simulado foi importante para avaliar a atuação dos militares. “Levantamos pontos positivos e o que ainda pode ser melhorado, tudo é analisado. Nesta atividade, nosso foco principal não foi atender com rapidez, mas trabalhar para que a equipe tenha a melhor atuação possível”, ressalta o Subcomandante.

Créditos: 3º Sargento BM Lindomar Moises Romancini – B3 do 1º/2ª/4ºBBM
Centro de Comunicação Social
Corpo de Bombeiros Militar de Santa Catarina