Por Melina Cauduro - CCS em Sexta, 24 Janeiro 2020
Categoria: Notícias Institucionais

Somos todos Brumadinho: desastre em Minas Gerais completa 1 ano

Há 1 ano, no início da tarde do dia 25 de janeiro de 2019, uma barragem de rejeitos de minério de ferro se rompeu na cidade de Brumadinho, em Minas Gerais, deixando neste desastre centenas de vítimas, contabilizando 259 óbitos, 11 pessoas desaparecidas e 395 localizadas, segundo o Corpo de Bombeiros Militar de Minas Gerais (CBMMG) - em sua última atualização.

A lama tomou conta da região da Mina Córrego do Feijão, dificultando o acesso e também as buscas por pessoas desaparecidas. Diante deste cenário os Corpos de Bombeiros Militar, e pessoas de todo o Brasil, se tornaram uma única instituição, trabalhando dia e noite, para trazer esperança a todas as famílias que precisavam.


Acionamento

A partir da sinalização do CBMMG, o Corpo de Bombeiros Militar de Santa Catarina (CBMSC) se prontificou a ajudar, e, então, no dia 27 de janeiro, a corporação catarinense mobilizou as equipes de Forças-Tarefa (FTs) e também os binômios – dupla entre bombeiro militar e cão – para auxiliar nos trabalhos. No dia 29 de janeiro, o governador do Estado de Santa Catarina, Carlos Moisés da Silva, assinou a Ordem de Missão e permitiu que o CBMSC se deslocasse, fazendo parte desta rede de apoio.


Missão Brumadinho

Foram mais de 50 dias de suporte na missão, com 43 bombeiros militares, que se revezaram em 04 equipes de FTs, envolvendo bombeiros militares dos 14 batalhões catarinenses, especialistas em: intervenções em áreas deslizadas; busca terreste; comando e gerenciamento de crise; ajuda humanitária; atendimento pré-hospitalar; busca e resgate em estruturas colapsadas, entre outros cursos e treinamentos específicos compreendidos pelos integrantes das FTs. Além disso, foram empregados 07 binômios, com cães da raça Labrador, certificados e com referência internacional para as buscas, 03 drones com pilotos, 04 viaturas de busca, 01 caminhão de ajuda humanitária e 01 ônibus.



Durante os dias de trabalho, os militares catarinenses realizaram mapeamentos das áreas, criaram estratégias para a busca de vítimas, aplicando os conhecimentos desenvolvidos em Santa Catarina. Além disso, o CBMSC também realizou desmanches manuais e hidráulicos, escorvas – procedimento de retirada de água ou lama, para facilitar o trabalho ou acesso ao local afetado - e identificação de documentos.



Foram encontradas 17 vítimas, além de centenas de segmentos de corpos, encaminhados para que fossem feitos exames de DNA para identificação. Também foram encontrados um container frigorífico, tratores, veículos, maquinários e animais vivos.



Solidariedade

O CBMSC estava em Minas Gerais para ajudar a trazer conforto para centenas de pessoas que acompanhavam os trabalhos diariamente. Cada vítima encontrada, a cada latido dos cães apontando a direção, trazia mais motivação para os militares. Em meio a um cenário tão triste, a solidariedade das pessoas falou mais alto: dezenas de cartinhas e lembranças foram deixados pela comunidade nas viaturas do CBMSC, os voluntários lavavam as fardas dos militares e deixavam nos alojamentos, com agradecimentos e palavras de conforto e incentivo.


As equipes empregadas trouxeram de Brumadinho muito mais do que experiência, aprenderam uma lição de empatia e principalmente de amparo.

Somos todos Brumadinho

O Corpo de Bombeiros Militar de Santa Catarina se solidariza com a população de Brumadinho e com todas as pessoas afetadas pelo desastre.
As equipes do CBMMG seguem na região com as buscas, até que se encontrem os 11 desaparecidos. O CBMSC segue à disposição para o que for necessário.

Créditos:
Texto: Melina Cauduro – Jornalista
Fotos: Divulgação/CBMSC
Assessoria de Imprensa CBMSC: (48) 9 8843-4427
Centro de Comunicação Social
Corpo de Bombeiros Militar de Santa Catarina