Por Melina Cauduro - CCS em Quinta, 03 Outubro 2019
Categoria: Notícias Institucionais

Soldado do 13º BBM concorre ao prêmio de surf "Gigantes do Brasil"

O soldado BM Thiago Bruno Ferreira, lotado no 13º Batalhão de Bombeiros Militar (13ºBBM), em Balneário Camboriú, está concorrendo ao Prêmio Gigantes do Brasil, que elegerá a maior onda surfada no Brasil em 2019. Bicampeão brasileiro de resgate com flutuador Life belt e tricampeão brasileiro de resgate com pranchão, Bruno também foi representante do Corpo de Bombeiros Militar de Santa Catarina (CBMSC) em dois campeonatos mundiais de salvamento aquático, na França e Holanda.


Durante o inverno, o soldado atua como Bombeiro Militar nos veículos Auto-Socorro de Urgência (ASU) e Auto-Bomba Tanque Resgate (ABTR) do 13º BBM. Na temporada de verão, trabalha como Guarda-vidas Militar nas praias de Balneário Camboriú e região. O militar registra 14 temporadas de atuação como Guarda-vidas, sendo quatro como civil e 10 como militar.

Mesmo nos dias de folga, frequenta a praia e não hesita em ajudar quem precisa quando o perigo é eminente. Já realizou mais de 40 resgates de vítimas fora do expediente operacional e detém vários elogios em sua ficha de conduta.



O soldado registrou duas atuações que foram selecionadas para a competição, que tem como objetivo eleger a maior onda surfada no país entre 1º de março à 30 de setembro de 2019. A primeira, foi registrada durante as férias em Saquarema (RJ), na praia da Barrinha, minutos antes das finais do Circuito Mundial de Surf (WSL).

À época, o militar estava na praia e assisitia ao campeonato dentro do mar, ao mesmo tempo em que atletas do circuito, profissionais e locais treinavam antes da praia ser fechada para o evento. Sem ter previsto, acabou descendo a maior onda do dia, registrada pelo videomaker Marcelo Dadá.

A segunda onda selecionada ocorreu durante uma sessão de surf com amigos na Ilha de Geremias, em Cabeçudas, Itajaí. O fotógrafo Miguel Veríssimo fez o registro a quase 1 km da costa, em um dia de ressaca marítima.


O critério para o julgamento será a medição da altura da onda em relação a altura do surfista. O corpo técnico de julgamento será formado por cinco surfistas renomados no surf de ondas grandes, surfistas profissionais e especialistas de uma faculdade brasileira.

Além disso, também será disponibilizada uma premiação em dinheiro e uma vaga na segunda edição do Gigantes de Nazaré em Portugal – desafio internacional de tow-in (modalidade de surf onde o surfista entra na onda com o auxilio de jet-ski).

Mais informações sobre o campeonato através do site: www.gigantesdenazare.com.br


Créditos: Texto: Vitória Ribas Rios - Estagiária B5 do 13ºBBM. Fotos: Divulgação. Capa: Soldado BM Tiago Moritz.
Centro de Comunicação Social
Corpo de Bombeiros Militar de Santa Catarina