Em homenagem aos 200 anos da Independência do Brasil, o Corpo de Bombeiros Militar de Santa Catarina (CBMSC) participou de desfiles cívico-militares em todo o estado, após dois anos em que não havia comemorações nas ruas.
Grande Florianópolis
Na Capital o desfile uniu militares dos 1 e 10 Batalhões de Bombeiros Militar, além das diretorias, para o evento que aconteceu na Avenida Beira-mar Continental.
Foi a primeira vez que a corporação desfilou com a presença da Banda de Música do CBMSC, regida pelo sargento Marcelo Augusto Menezes, formada por bombeiros comunitários, que prestam serviço voluntário. Os componentes utilizaram o uniforme histórico.
Cerca de 250 bombeiro militares desfilaram no grupamento em marcha, comandados pelo tenente-coronel Renaldo Onofre Laureano Junior. As companhias foram divididas por unidades operacionais da corporação, sendo a primeira o Comando-Geral, representado por integrantes do Estado-Maior Geral, responsável pela guarda de honra das bandeiras e estandarte da corporação, símbolo do CBMSC. A primeira companhia teve dois pelotões com fardamento operacional e equipamentos das atividades de combate a incêndio estrutural e atendimento pré-hospitalar.
A segunda companhia desfilou com dois binômios, ou seja, a dupla entre bombeiro militar e cão de busca, além de bombeiros militares representando as equipes de Forças-Tarefa. Para concluir o grupamento em marcha estiveram os pelotões de bombeiros comunitários e guarda-vidas civis voluntários.
O grupamento motorizado, comandando pelo tenente-coronel Luiz Gustavo dos Anjos desfilou com 14 viaturas, além do sobrevoo do helicóptero Arcanjo 05.
No palanque de autoridades estiveram o Comandante-Geral do CBMSC, coronel Marcos Aurélio Barcelos, o Subcomandante-Geral, coronel Hilton de Souza Zeferino e o Chefe do Estado-Maior Geral, coronel Alexandre Vieira, entre outros militares da corporação.
Veja mais imagens do desfile da Capita aqui.
Araranguá, Urussanga e Turvo (4º BBM)
Desfilaram em Araranguá 32 bombeiros militares, 16 bombeiros comunitários, 18 alunos do Curso de Bombeiro Comunitário, além de oito viaturas e uma moto aquática. O desfile aconteceu na avenida 7 de setembro.
Em Urussanga, o desfile aconteceu com a participação de 14 bombeiros militares, 20 bombeiros comunitários e três viaturas.
Em Turvo, desfilaram oito bombeiros militares, 10 bombeiros comunitários e quatro viaturas.
Lages (5º BBM)
Em Lages, o desfile aconteceu com a participação de 48 bombeiros militares e 10 bombeiros comunitários. A banda do 5º Batalhão de Bombeiros Militar (5º BBM) fez a regência da cadência do desfile nas cidades de Lages e de São Joaquim.
O grupamento motorizado desfilou com duas caminhonetes de resgate, juntamente com embarcações da corporação, uma ambulância, dois caminhões do tipo auto bomba tanque resgate (ABTR) e um caminhão de Ajuda Humanitária.
Veja mais imagens do desfile em Lages aqui.
Bom Jardim da Serra (5° BBM)
Cerca de 20 bombeiros, incluindo bombeiros militares e bombeiros comunitários, desfilaram no grupamento em marcha em Bom Jardim da Serra.
O desfile aconteceu no centro da cidade e também contou com o desfile das viaturas: caminhão ABTR-166 e ambulância ASU-469.
Chapecó (6° BBM)
Em Chapecó, o desfile em homenagem aos 200 anos da Independência do Brasil aconteceu com a participação de 40 bombeiros militares, 20 bombeiros comunitários, 30 bombeiros mirins e sete viaturas.
Veja mais imagens do desfile em Chapecó aqui.
Governador Celso Ramos (10° BBM)
O desfile em comemoração ao bicentenário da independência, em Governador Celso Ramos, contou com a participação de bombeiros militares, bombeiros comunitários e guarda-vidas civis sob o comando do sargento Márcio Aurélio Silveira.
Desfilaram também viaturas empregadas em busca de pessoas, com o cabo Willian Valdeley Marques e o seu cão de busca e resgate Marley, bem como viaturas utilizadas nas praias, quais sejam: quadriciclos, motos aquáticas e um bote inflável para salvamento aquático; ambulância de auto socorro de urgência e o caminhão de combate a incêndios.
Além do CBMSC, participaram do desfile pelotões do Exército e Marinha do Brasil, escolas do município, convidados de outros municípios, prefeito da cidade e demais autoridades.
Iporã do Oeste (12° BBM)
O desfile cívico na cidade de Iporã do Oeste contou com a participação de nove bombeiros militares, três bombeiros civis profissionais e 14 bombeiros comunitários e 22 bombeiros da melhor idade.
Houve também a participação das seguintes viaturas no desfile motorizado:
Viaturas administrativas: AM-42, ATM-93, AAT-237
Viatura operacional: AR-134
Ambulância: ASU-456 e ASU-374
Caminhão: ABTR-131
Créditos:
Texto: Melina Cauduro - jornalista do CBMSC e soldado Natália Alves Fernandes
Imagens: Divulgação CBMSC
Assessoria de Imprensa CBMSC: (48) 98843-4427
Centro de Comunicação Social
Corpo de Bombeiros Militar de Santa Catarina