1° BBM: 91 anos de serviços prestados à comunidade

Há 91 anos, em 26 de setembro de 1926 surgia em Florianópolis, o primeiro serviço especializado em busca e resgate de pessoas e no combate a incêndios em edificações residenciais e públicas, do Estado. Sediado no Centro da cidade, o Corpo de Bombeiros Militar de Santa Catarina surgia como uma força anexa aos serviços já prestados pela Polícia Militar. Por isso, a história do surgimento da corporação militar no Estado se cruza com a da implantação do 1° Batalhão do Corpo de Bombeiros Militar, em Florianópolis.

Uma solenidade na manhã de hoje (21/9), no Grupamento de Busca e Salvamento- GBS, marcou a data e homenageou pessoas da comunidade e bombeiros que se destacaram nos serviços prestados à população florianopolitana. Foram entregues medalhas por tempo de serviço e lembrados os Bombeiros que mais se destacaram no atendimento de ocorrências, com destaque para o Sargento Ricardo, que em 7 de junho de 2016, ao tentar evitar um suicídio na Ponte Pedro Ivo Campos, teve um pedaço do dedo da mão arrancado por uma mordida da vítima.

Durante o evento, também foram repassados equipamentos de proteção individual, quadriciclos para uso em rondas e deslocamentos de guarda-vidas nas praias de Florianópolis, além de duas viaturas, sendo um Auto Socorro de Urgência, usado para o serviço de atendimento pré-hospitalar e um caminhão com sistema “Roll On Roll Off”, mecanismo inovador no estado, que pode ser adaptado a várias situações, dependendo do material que precisa ser empregado na ocorrência.

Os investimentos em equipamentos somam R$450 mil. Os recursos são oriundos do Fundo Municipal de Reaparelhamento do Corpo de Bombeiros Militar. “Por meio da parceria entre o Corpo de Bombeiros e o município é possível conquistar incrementos em equipamentos e tecnologias que são revertidos diretamente na melhoria do atendimento á comunidade”, disse o Tenente Coronel Helton de Souza Zeferino, comandante do 1° BBM.

Além disso, também foi assinado na manhã de hoje, um convênio entre o Corpo de Bombeiros Militar e o município de Florianópolis para integração dos serviços de atendimentos pré-hospitalar que vem sendo prestados na Capital. O objetivo, seguindo a política de integração e melhorias do serviço prestado à população, é integrar os serviços do SAMU municipal com o serviços dos Bombeiros do 1° Batalhão.

Durante discurso, o Coronel BM Onir Mocellin, Comandante- Geral do Corpo de Bombeiros Militar, também enalteceu a parceria entre município e estado como forma de melhorar o atendimento à população. E lembrou do aniversário de 91 anos da corporação, como forma de incentivar os Bombeiros a continuarem dando seu melhor para que a instituição continue prestando um serviço de qualidade, no resgate e preservação de vidas e combate a incêndios em todo estado.

Veja galeria de fotos: clique aqui

Texto: Krislei Oechsler

Jornalista