1° BBM: “Extintores da humildade para apagar a fogueira das vaidades”

A frase que intitula este texto foi proferida na noite desta quarta-feira (26/7) pelo formando José Carlos Rodrigues, durante seu discurso como representante de turma, na formatura do Curso Básico de Emergências- CBAE, ofertado pelo 1° Batalhão de Bombeiros em Florianópolis. José Carlos é portador de deficiência visual e, pela primeira vez, ele e mais duas pessoas com deficiência, concluíram um curso de formação oferecido pelo Corpo de Bombeiros Militar, em seus programas de prevenção e formação sociais. A solenidade de formatura lotou o auditório principal do Conselho Regional de Contabilidade, na Avenida Beira Mar Norte, em Florianópolis.

A inclusão de portadores de necessidades especiais nas atividades e programas sociais desenvolvidos pelo Corpo de Bombeiros Militar é inédita. Surgiu tanto das ações que aproximam a corporação da comunidade, como da atuação estreita com instituições que atendem e prestam apoio a pessoas deficientes, como o Instituto Paulo Escobar, por exemplo. Dos alunos que receberam o diploma, dois são portadores de deficiência visual e um de deficiência intelectual.

Entretanto, para que a inclusão fosse possível, foram necessárias mudanças por parte da instituição militar, explica o Tenente Coronel Helton Zeferino, Comandante do 1° Batalhão. “A principal, foi na didática das aulas. Além de demonstrarem para os alunos a utilização e funcionamento de alguns equipamentos e procedimentos de atendimentos pré-hospitalar, os bombeiros também passaram a descrever tudo e a incentivar os alunos cegos a tocarem no que estava sendo explicado. Tudo, para que os alunos com deficiência visual pudessem entender o conteúdo que estava sendo repassado”.

Na formatura desta noite, foram concluídas quatro turmas no Curso Básico de Atendimento de Emergências, que é a primeira etapa de formação para que pessoas da comunidade possam atuar de forma voluntária no Corpo de Bombeiros Militar. É justamente este o objetivo de José Carlos, que após concluir a segunda etapa de formação, pretende atuar como voluntário na Central de Emergências, o COBOM, onde chegam as ligações via telefone 193. Durante seu discurso, José Carlos levou todos a refletirem sobre a qualidade do serviço prestado pelo Corpo de Bombeiros Militar e na importância da humildade nas relações humanas. “Como futuros Bombeiros Comunitários, é importante que saibamos sempre nos posicionar de maneira pequena frente às adversidades, que saibamos usar os extintores da humildade para apagar a fogueira das vaidades. Somente assim poderemos evoluir como pessoas”.

Os alunos que se destacaram de cada turma foram lembrados e homenageados.

Uma das turmas de formandos foi composta somente por chefes do movimento escoteiro. A intenção é que eles possam disseminar as práticas preventivas e de atendimento de emergências nas atividades desenvolvidas com crianças e adolescentes. No total, foram formadas 106 pessoas.

Participaram da solenidade autoridades civis e militares, familiares e amigos dos formandos. O Corpo de Bombeiros Militar foi representado pelo Subcomandante-Geral, Coronel BM João Valério Borges. Os diretores regionais do CBMSC, Coronel BM César Assumpção Nunes e Coronel BM Luiz Carlos Balsan também prestigiaram o evento.

Para encerrar a noite, o tradicional banho de batismo não pode faltar.

Texto: Krislei Oechsler- Jornalista

Fotos: Tiago Moritz- Soldado BM