Bombeiros Militares de São José (10º BBM) foram convidados para acompanhar testes de um projeto criado por alunos do IFSC (Instituto Federal de Santa Catarina). Na última quarta-feira (5), estudantes de Engenharia de Telecomunicações reuniram-se no centro de treinamento da empresa OGW Brasil, em Biguaçu, para testar um sensor que detecta o vazamento de gás GLP (Gás Liquefeito de Petróleo).
Durante o estudo, o Aspirante Timmerman e Sargento Reinaldo acompanharam os testes, que consistiam na conexão de um dispositivo a um programa de computador que fazia a leitura do gás. O dispositivo foi introduzido em um contêiner através de uma mangueira conectada ao botijão de gás, no lado externo. Dentro do contêiner, os dispositivos eletrônicos eram responsáveis pela leitura do gás; observados pelos pesquisadores, o computador e botijão permaneceram ao lado de fora, por questões de segurança. Vale ressaltar que todas as operações eram coordenadas e supervisionadas pelos bombeiros.
A função de um bombeiro, além de buscas e salvamento, também se baseia no ato de prevenção. Visto que o projeto dos jovens busca alcançar o resguardo necessário para garantir a interrupção de possíveis acidentes, os bombeiros se fizeram presentes para apoiar e certificar-se da segurança dos testes.
Para auxílio na pesquisa, foram fornecidos aos alunos informações a respeito das ocorrências atendidas com vazamentos de gás, revelando a importância desse aparelho aos cidadãos. Os atendimentos realizados pelos Bombeiros envolvendo vazamento de gás ou incêndios iniciados a partir do vazamento não são poucos e o desenvolvimento do projeto pode vir a salvar muitas vidas, uma vez alertados aos perigos.
Créditos:
Júlia Matos de Oliveira - Estagiária do B5 do 10ºBBM
Infos Imprensa – 1º Tenente BM Ian Triska (48) 9 9189-7081
Centro de Comunicação Social
Corpo de Bombeiros Militar de Santa Catarina