Bombeiros Militares, Policiais Militares, Civis e agentes do Instituto Geral de Perícias (IGP) foram certificados no Curso de Qualificação de Membros Natos Nível I e Curso de Extensão de Lideranças Comunitárias nesta quinta-feira (21). As aulas foram ministradas no 16° Batalhão de Polícia Militar e na Universidade do Sul de Santa Catarina (Unisul), entre os dias 13 e 21 de fevereiro.
Com a presença de autoridades militares, civis e convidados, o 10° Batalhão de Bombeiro Militar de Santa Catarina se fez presente conquistando certificados para o Sargento BM Claudio Luiz Andrade, Cabo BM André Franscisco Pugas e Cabo BM Jeferson da Silva.
Totalizando 50 horas/aula, o curso chega à terceira edição após ter sido aplicado em Joinville e Joaçaba, possuindo 24 lideranças da comunidade além de 36 agentes de segurança pública, todos agora formados.
As instruções tiveram como finalidade capacitar civis e militares com base nos fundamentos da polícia comunitária. As habilidades adquiridas serão fundamentais para atuarem junto à sociedade na busca pela discussão, análise, acompanhamento e planejamento de soluções na defesa e proteção social.
Palestrantes componentes da Polícia Militar abordaram temas como prevenção ao crime, mediação de conflitos e direitos humanos, trazendo reflexões voltadas às ações em prol da segurança. Em conjunto da cidadania, a conclusão dos cursos gera maior proximidade entre comunidade e instituições de segurança, resultando no crescimento de ocorrências democraticamente solucionadas.
Créditos: Júlia Matos de Oliveira – Estagiária B5 10º BBM
Centro de Comunicação Social
Corpo de Bombeiros Militar de Santa Catarina