O Corpo de Bombeiros Militar sediado em São José realizou um treinamento de Salvamento Aquático neste sábado (19/01). A atividade teve como público alvo Bombeiros Comunitários que trabalham junto com os militares nas viaturas de emergência e envolveu informações acerca dos riscos do ambiente aquático, como por exemplo, a identificação das correntes de retorno e como agir em casos de queimaduras de água-viva.
Durante o treinamento, também foram repassadas instruções sobre as bandeiras dos postos Guarda-vidas e as que são fixadas na areia. As aulas não se limitaram apenas a teoria e reuniram práticas de resgate em água com procedimentos de APH - Atendimento Pré-Hospitalar - para a recuperação de vítimas de afogamento.
A prevenção de afogamentos e o conhecimento técnico sobre como agir, caso eles ocorram, é uma importante ferramenta na missão de salvar vidas. De acordo com o 2º Tenente BM Imbrosio "o foco do treinamento não é formar novos Guarda-vidas, mas apresentar a atividade exercida na praia e repassar instruções sobre afogamentos, fomentando sempre o compartilhamento destas informações por todos os alunos com seus familiares e amigos." declara o Tenente.
Créditos: Informações: 2º Tenente BM Marcus de Aguiar Imbrosio
Centro de Comunicação Social
Corpo de Bombeiros Militar de Santa Catarina