Na última semana, foi realizada uma palestra, na 2ª Companhia do 12º Batalhão, em Dionísio Cerqueira, na qual foi abordado a forma correta de descarte dos resíduos gerados durante os atendimento das ocorrências. Participou do evento todo o efetivo Militar do Corpo de Bombeiros, do SAMU e funcionários civis. A palestra foi ministrada pela farmacêutica, Aline; a enfermeira, Lilian e a nutricionista, Rose, funcionárias do Instituto Sante – Hospital de Dionísio Cerqueira.
Na ocasião foi discutido sobre o Plano de Gerenciamento de Resíduos Sólidos de Serviços de Saúde (PGRSSS), utilizado pelo Hospital, o qual segue rigorosamente as legislações da ANVISA, informando que a implantação do PGRSSS é obrigatório a todos os estabelecimentos que, de alguma forma, geram resíduos de saúde.
Dentre os objetivos do Plano de Gerenciamento, está a conscientização da pessoas envolvidas, em ralação ao impacto e riscos do manejo inadequado dos resíduos produzidos pelos seus processos de trabalho, orientar e padronizar o manuseio, separação, coleta, armazenamento e disposição final, minimizando, com isso, os impactos negativos ao meio ambiente.
Foi padronizado na OBM a separação de três tipos de resíduos gerados, os quais terão destinos corretos. Como exemplo, podemos citar os resíduos infectantes, que são entregues ao Hospital para que seja dado destino, o lixo reciclável, separado em saco específico e repassado aos coletores do CIF (Comércio Intermunicipal da Fronteira) para a reciclagem, e o lixo comum o qual é depositado em aterro pela empresa responsável.
Créditos: 3º Sargento BM Anderson Rodrigues da Veiga – 12° Batalhão