14ª EDIÇÃO DO CAMPEONATO CATARINENSE DE SALVAMENTO AQUÁTICO

A 14ª edição do Campeonato Catarinense de Salvamento Aquático foi realizada neste último final de semana, na cidade de Itapema, e contou com o patrocínio da Prefeitura Municipal de Itapema e da Construtora J.A. Russi. O evento foi organizado pela Coordenadoria de Salvamento Aquático e sua Câmara Técnica de Salvamento Desportivo e contou com o apoio da Live Saving Brasil.

O objetivo maior da realização do campeonato é gerar interação entre os guarda-vidas civis voluntários, guarda-vidas militares e demais profissionais de salvamento, pois esse tipo de evento possibilita a troca de experiências entre os profissionais e estimula a melhoria da performance e do condicionamento físico dos nossos guarda-vidas.

O evento se constituiu de 3 modalidades - duas provas individuais e 1 prova por equipe:

Corre-nada-corre - 200m correndo, 300m nadando e 200m correndo novamente.

Corrida à bandeira - os atletas partem da posição inicial, deitados na areia da praia em sua posição balizada, levantam, viram e correm cerca de 20m para obter um bastão (bandeira de praia) enterrado na posição vertical na areia com cerca de dois terços mostrando. Uma vez que há sempre menos bastões do que os competidores, aqueles que não conseguem obter um bastão são eliminados.

Resgate com life-belt - prova por equipe com quatro competidores. Uma "vítima", um nadador com tubo de resgate e dois socorristas. A vítima nada aproximadamente 120m para uma boia, toca na boia, sinaliza e espera ser resgatada pelo nadador com tubo de resgate. Quando retornarem para praia, os dois socorristas restantes entram na água para ajudar a retirar a vítima da água. O evento termina quando o primeiro competidor de uma equipe cruzar a linha de chegada  com a vítima.

Participaram do evento representações do 1º Batalhão (Florianópolis), 4º Batalhão (Criciúma), 7º Batalhão (Itajaí), 8º Batalhão (Tubarão), 10º Batalhão (São José), 13º Batalhão (Balneário Camboriú) e uma representação do Batalhão de Operações Aéreas (BOA), diretorias e demais batalhões do Interior com Operação Veraneio. A abertura do evento contou com a participação do Subcomandante do Corpo de Bombeiros Militar de Santa Catarina, coronel Hilton de Souza Zeferino, que fez a abertura oficial do evento.

Todas as provas foram realizadas nas categorias masculina e feminina e se dividiram da seguintes maneira:

● OPEN (aberto para qualquer idade)
● Master 1 (30 a 34 anos)
● Master 2 (35 a 39 anos)
● Master 3 (40 a 44 anos)
● Master 4 (45 a 49 anos)
● Master 5 (50 anos +)

Foram premiados com o troféu de guarda-vidas de aço, os guarda-vidas que somaram mais pontos nas duas provas individuais da Categoria OPEN, sendo eles a guarda-vidas civil Tamyris Latuf Gregolini (1º batalhão) na categoria feminino e no masculino, o guarda-vidas civil Gilmar Manoel Vieira Júnior (7º batalhão).

A equipe Campeã dessa edição foi o 7º Batalhão (Itajaí), seguido do 1º Batalhão (Florianópolis) e a anfitriã, 13º Batalhão (Balneário Camboriú), em terceiro lugar.

Clique aqui e veja todas as fotos desse grande evento!

Texto: capitão Fabio Luis Alves Pacheco
Imagens: soldado Eduardo Silva de Souza / cabo Jackson França