Os acidentes de trânsito constituem cerca de 15% das ocorrências operacionais atendidas pelos Bombeiros Militares em todo estado. Em muitos casos, há vítimas que ficam presas às ferragens e precisam ser removidas de acordo com técnicas que garantam tanto a sobrevivência, como a segurança dos envolvidos. Ao longo da última semana, os alunos do Curso de Formação de Soldados que estão em curso no Batalhão de Curitibanos tiveram o módulo de Resgate Veicular, com aulas teóricas e técnicas de manuseio de ferramentas e atuação em cenas de acidentes de trânsito.
A disciplina foi ministrada pelos instrutores Tenente Bruno Lazarin, Tenente Franz, Tenente Bonatelli, Sargento Somensi e Sargento Gatner e Soldado Gustavo. Para testar o aprendizado dos alunos e proporcioná-los um ambiente de aprendizado similar ao que encontrarão no dia a dia, foram simuladas duas ocorrências noturnas de acidentes de trânsito com vítimas presas a ferragens.
Após as avaliações e o cumprimento da caraga horária total do curso, os alunos também conseguiram conquistar o brevê de resgate veicular com média final acima de oito pontos.
Informações e fotos; B5- 2°BBM
Centro de Comunicação Social
Corpo de Bombeiros Militar.