2° BBM realiza Curso de Busca Terrestre em Curitibanos

O 2º Batalhão de Bombeiros Militar, localizado em Curitibanos, realizou, no período de 25 de outubro a 3 de novembro, o Curso de Operações em Busca e Resgate Terrestre do Corpo de Bombeiros Militar de Santa Catarina. Participaram da ação 19 Bombeiros de diversos Batalhões do Estado e um Sargento do Exército Brasileiro.

O objetivo do curso é capacitar os militares para realizarem buscas de pessoas desaparecidas em ambientes de mata fechada. Os locais de buscas são todos no interior de Curitibanos e incluem também buscas em áreas de reflorestamentos. Durante alguns dias, os alunos ficaram acampados nestes locais.

As disciplinas ministradas foram: comportamento de pessoa perdida, cartografia, navegação com bússola, GPS, noções de busca com cães, táticas e técnicas de busca e novas tecnologias, que foi inserida recentemente na grade do curso, onde aplicativos de smartphones e softwares de computadores podem auxiliar na técnica e gestão das buscas.

Durante os treinamento, os alunos realizam os percursos com auxílio de mapa, carta e bússolas, além de GPS. O objetivo é fazer com que todos os 20 participantes consigam se orientar e encontrar as vítimas e os pontos pré-determinados. As provas foram realizadas durante o curso, individualmente, e em caráter eliminatório.

Todos os integrantes foram aprovados e estão aptos a realizarem buscas em nível avançado, podendo contribuir com a capacitação técnica e logística do efetivo de seus quartéis de origem.

Créditos: 2º Tenente BM Luíza Fregapani Silva - Chefe do B5 do 2ºBBM