Na última semana, foram recebidos pelos Subcomandante-Geral, Coronel BM Vanderlei Vanderlino Vidal e pelo Comandante da 1° Região de Bombeiros Miltiar, Coronel BM Cesar Assumpção Nunes, os Bombeiros Militares que atuaram no resgate de um jovem que caiu com o carro no rio Itacorubi, bairro que tem o mesmo nome, na Capital catarinense, no dia 2 de março. As primeiras tentativas de resgatar o homem de dentro do carro vieram de populares. Os Bombeiros chegaram com tempo resposta adequado para a situação e concluiram com êxito o resgate. O que chamou atenção nesse caso, foi a técnica usada para remover a vítima que estava submersa e reanimá-la, iniciando as primeiras compressões torácicas ainda com parte do corpo presa ao veiculo. Com ajuda do Suporte Avançado do Samu, o homem de 23 anos foi entregue com vida a unidade hospitalar, mas não resisitiu e entrou em óbito dois dias após o acidente.
Os Bombeiros MIlitares se destacaram pela adaptabilidade que tiveram na cena da ocorrência: Eles entraram na água e mergulharam para retirar a vítima, usando Equipamento de Proteção Respiratória (EPR), usado para possibilitar a respiração dos Bombeiros em ambientes de incêndios. Entretanto, um curso realizado pelo Capitão BM Bruno Lisboa, comandante do Grupamento de Busca e Salvamento- GBS de Florianópolis, com a guarnição que atendeu a ocorrência, ensinou uma técnica de mergulho usando o EPR como meio de fortuna, par amergulhos em águas rasas. "O resgate foi bem sucedido e a técnica empregada corretamente naquela situação", disse o Capitão. O comandante-geral Coronel BM João Valério Borges, enalteceu o desprendimento dos Bombeiros. "Ser Bombeiro é também ser criativo e ser desprendido em acreditar naquilo que está sendo feito naquele momento para tentar salvar vidas".
Durante o encontro, também esteve presente o Tenente Coronel BM Alexandre Silva responsável pela previsão deste treinamento específico no curso de mergulho aos bombeiros.
Os Bombeiros Militares que foram homenageados foram: Sargento Genésio, Cabo Tiago e Soldado Marcos (guarnição Trindade) 2º Tenente Reis (estava de folga e passando pelo local) e 1º Tenente Demarchi (comandante de área).
O Subcomandante-geral, Coronel Vanderlino, destacou a participação de todos os Bombeiros na ocorrência. Em especial pelos responsáveis pelo treinamento, que possibilitou o atendimento da situação. Por fim, enalteceu que o Corpo de Bombeiros Militar de Santa Catarina continua na busca contínua para o aprimoramento de técnicas e treinamento do efetivo para o bom atendimento da população.