Após avaliação de mais de 35 inscrições de acordo com o critério de ritmo de corrida (5km e 10km), conheçam os militares atletas que irão representar a corporação no 23º Volta à ilha de Santa Catarina no próximo dia 07 de abril de 2018. A prova será dividida em 17 trechos, somando 140,8 km de percurso, que passará por diversos tipos de solo e altimetria, como praias, trilhas, asfalto, morros e dunas.
Conheça os 12 militares que representarão o CBMSC na competição:
Major BM Roberto, lotado no BOA Blumenau, triatleta há 7 anos. Federado pela Fetrisc/Cbtri, participou de um Ironmam Full, quatro Ironman 70.3, provas olímpicas e sprint de triathlon, provas de 42km, 21km, 10km, 5km, trailrun e uphill (25km Serra do Rio do Rastro). Ainda é o atual campeão da categoria militar pela federação de triathlon de SC e Terceiro colocado no Duathlon cat militar.
Cadete BM Chrun, lotado no CEBM na cidade de Florianópolis, participa de corridas desde 2006. Coordenou e participou como atleta da equipe do 63º Batalhão de Infantaria no 20º Volta à ilha Asics, onde conquistaram o 6º Lugar na Categoria Aberto Masculino no ano de 2015. No seu currículo, destaca-se: 4º Lugar XII Corrida de Aventura Ecomavericik em 2010; 4º Lugar na 3º Maratona Express; 1º Lugar no Trail Run -Lagoa do Peri; 1º Lugar na 9ª Corrida Volta a Lagoa e Vice-Campeão do Circuito Catarinense de Orientação.
Cadete BM Bárbara, lotada no CEBM na cidade de Florianópolis, corredora e agora, atleta de tiathlon. Tem no currículo 1º lugar geral feminino 10 km corrida Unimed Florianópolis 2015, 3º geral feminino 21 km 13 desafio praias e trilhas, 3ª colocação geral feminino 8 km Garopaba Run Adventure 2016, 4º lugar geral feminino 10 km corrida rústica 3 corações são José 2017. Já foi participante de edições do Volta à Ilha e provas de Cross Triathlon.
Sargento BM Miranda, lotado na DLF, Florianópolis. Corredor amador há 12 anos. Participou de três Maratonas, aproximadamente 14 provas de 21 quilômetros e incontáveis provas de 15,10 e 5 quilômetros. Gosta de provas de resistência mas prioriza provas com atletas amadores por acreditar que divide as provas com atletas que participam por amor a modalidade.
Cabo BM Xavier, lotado no 5ºBBM, inicialmente participando de provas rápidas e agora também em provas de resistência. Participou da meia maratona de Joinville no ultimo ano, além de provas de 10 km em Navegantes, Lages e Rio do Sul. Pretende no próximo ano fazer sua primeira maratona. Junto com a afinidade pelo esporte, está se dedicando cada vez mais aos treinamentos e aos hábitos alimentares que a rotina de treino exigem.
Cabo Silvano, lotado na cidade de Imbituba, corredor a pouco mais de três anos, começou a participar de competições no ano passado. Tem perfil de provas curtas (5 e 10 km) mas já fez outras corridas de aventura. Possui premiação de 5º lugar na Corrida Santos Dumont em Florianópolis e 1º Colocado na Trail Run Arroio do Silva, ambas, de 10 quilômetros.
Soldado BM Valmir, lotado no 3ºBBM em Gaspar, Maratonista e Triatleta. Atleta desde os 7 anos de idade e corredor a partir de 2009, atualmente é especialista em provas de longa distância e ultramaratonas. Começou participando da Corrida de São Silvestre em 2009, participou do Mundial de Cross Triathlon (Itália), Ironman Brasil Florianópolis. Foi Vice-Campeão da Ultramaratona Paraná em 2011, campeão paranaense de Ultramaratona 105km. Campeão ranking paranaense de Cross Country, campeão Indomit 84km. Ainda é Vice-Campeão Campeonato Catarinense Triathlon - Categoria Militar, 3º Colocado Campeonato Brasileiro de Cross Triathlon, Convocado pela Seleção Brasileira de Triathlon 2015, Finisher Campeonato Mundial de Cross Triathlon Sardegna (Itália), Finisher Ironman Brasil Florianópolis 2016, 3º colocado da Maratona Internacional de Floripa 2017 com tempo de duas horas e cinquenta e nove minutos e trinta e nove segundos está indo para a sua segunda participação no Vola à Ilha de Florianópolis.
Soldado BM Wellington, lotado no 13ºBBM em Porto Belo, atleta a muitos anos de basquetebol e corredor de provas curtas. Faz provas esporádicas e já obteve o 5º lugar na prova de Corrida Vila do Farol Indomit em 2014.
Soldado BM Dondé, lotado em Bom Retiro no 5ºBBM, atleta de atletismo a aproximadamente 4 anos, compete nas modalidades de meio fundo e fundo. Participou em diversas competições pelo Estado de Santa Catarina como Rústicas, corridas de rua, Meia Maratonas e Maratona. No entanto a característica de destaque são provas de Montanha e Trail Runners, das competições mais relevantes são Desafrio de Urubici, prova em baixa temperatura e com grande altimetria. Foi campeão geral na prova da Serra do Corvo Branco. Ainda, fechou em 5º lugar a Maratona Internacional de Florianópolis e campeão na Black Trunk de 2017. Só no último ano foram 23 competições e 20 pódios. Sua especialidade são provas de resistência e com variação de altimetria.
Soldado BM Cardoso, lotado em Chapecó 6ºBBM, iniciou sua carreira em 2004 com provas de travessias aquáticas e posteriormente triathlon e aquathlon. Atual primeiro colocado no ranking catarinense de aquathlon, destacou-se em provas nos Estados Unidos e México e possui mais de 17 títulos na modalidade.
Soldado BM Bonamigo, lotado em Catanduvas no 11ºBBM, corredor a mais de dez anos, já participou de 23 Meia Maratonas entre elas no estado do Rio de Janeiro, Cataratas do Iguaçu, Florianópolis, Chapecó. Já participou da Corrida de São Silvestre chegando em 6° lugar na categoria e 332° geral em 2009. Hoje participa de corridas rústicas na maior parte das competições.
Soldado BM Gislaine, lotada na SSP, Florianópolis, corredora desde 2012 e com cinco participações no Volta à Ilha de Florianópolis. Atualmente detêm o terceiro melhor tempo na corrida organizada no II Encontro Nacional das Bombeiras Militares. Gosta de provas curtas mas de acordo com a finalidade da prova direciona seus treinos para obter resultados positivos. Alguns de seus melhores resultados conquistou premiação de Campeã na Olimpíadas Catarinense de Bombeiros, Campeã do Black Trunk em Lauro Muller, 3ª Colocada da Trail Run – Lagoa do Peri, ainda participou s Meia Matarona em Brasília, Porto Alegre e Florianópolis, Corrida São Silvestre e Desafrio de Urubici.
A Divisão de Educação Física enaltece os atletas que se inscreveram de maneira voluntária para representar a corporação e deseja uma boa prova. Valores como o espírito de corpo, camaradagem, superação dos próprios limites estão presentes na vida dos bombeiros e devem ser incentivados. O entrosamento entre as equipes participantes e a proximidade com a comunidade é extremamente motivador.
“Na diversidade uns desistem, enquanto outros batem recordes”
Ayrton Senna
Créditos: Soldado BM Roberta Begrow - Auxiliar da Divisão de Educação Física