3º Batalhão é homenageado 10 anos após tragédia de 2008

Em razão das ações humanitárias de amparo e proteção à população de Blumenau e região durante o desastre de 2008, o 3º Batalhão de Bombeiros Militar foi homenageado pela Prefeitura de Blumenau em evento realizado pela Defesa Civil municipal na manhã desta quinta-feira, 22 de novembro. Há exatos dez anos, por cerca de 30 dias, o Corpo de Bombeiros Militar teve papel essencial na busca, resgate e salvamento de centenas de vítimas. O Tenente-Coronel BM Luciano Mombelli da Luz, novo comandante do 3º BBM, recebeu o certificado de reconhecimento das mãos do prefeito de Blumenau, Mario Hildebrandt, e do secretário municipal de Defesa do Cidadão, Coronel BM Carlos Olimpio Menestrina, que, naquela época, era o Comandante do Batalhão.

A tragédia de 2008 foi marcante para o Estado. Naquele ano, uma série de eventos climáticos atingiram mais de 1,5 milhão de pessoas, sendo 135 fatalidades. Os deslizamentos, inundações e enxurradas que assolaram principalmente a região do Vale do Itajaí permanecem vivos na lembrança da população do estado. Esses números poderiam ser ainda maiores se não fosse pela atuação das instituições que trabalharam durante o desastre e tiveram papel fundamental para que as perdas fossem reduzidas, entre elas o Corpo de Bombeiros Militar de Santa Catarina.

Outras 16 instituições também foram homenageadas durante o evento, inclusive o Serviço de Atendimento Médico de Urgência (SAMU), representado pelo Coronel BM Aldo Baptista Neto, coordenador do Conselho de Gestão. A lista completa das entidades pode ser conferida abaixo:

Secretaria Municipal de Assistência Social (Semudes)
    23º Batalhão de Infantaria (23º BI)
    3º Batalhão de Bombeiros Militar
    10º Batalhão de Polícia Militar
    3ª Delegacia Regional de Polícia Civil
    Centro de Operação do Sistema de Alerta (Ceops/Furb)
    Serviço Social do Comércio (Sesc)
    Jeep Clube de Blumenau
    Moto Clube de Blumenau
    Clube de Radioamadores de Blumenau (CRB)
    Associação de Imprensa do Médio Vale do Itajaí (Assimvi)
    Associação Beneficiente Palmeira da Paz
    Voluntários da sociedade
    Centro de Estudos e Pesquisas em Engenharia e Defesa Civil (Ceped/Ufsc)
    Instituto Guga Kuerten (IGK)
    Empresa Tarpan Toyota
    Serviço de Atendimento Médico de Urgência (Samu)
    Igreja Evangélica Livre de Blumenau

Créditos: Texto: 1º Tenente BM Fillipi Pamplona. Fotos: Marcelo Martins.