PESQUISAR

Blog de Notícias

2 minutos para leitura (485 palavras)

3° BATALHÃO REALIZA TREINAMENTO DE RESISTÊNCIA OPERACIONAL COM ALUNOS DO CURSO DE BOMBEIRO COMUNITÁRIO

Os 59 alunos do Curso de Bombeiro Comunitário (CBC) dos municípios de Blumenau, Gaspar e Timbó participaram do Treinamento de Resistência Operacional (TRO) entre os dias 5 e 6 de novembro. Foram 24 horas em que os futuros bombeiros comunitários (BC) tiveram a oportunidade de colocar em prática muitos dos ensinamentos técnicos repassados durante todo o CBC.



Entre as atividades programadas pelos coordenadores do CBC: montagem de acompanhamento e práticas de técnicas de sobrevivência na mata; simulado de Atendimento Pré-Hospitalar (APH), com atendimento de vítima com fratura exposta e utilização de materiais alternativos para o transporte dela do local do acidente em meio à mata até o acampamento; simulado de busca terrestre; pista de progressão noturna; simulado de resgate em altura com vítima em ribanceira; palestras de ofidismo, com técnicas de manejo de serpentes, aranhas e escorpiões e de cinotecnia (técnica de busca com cães).



O soldado Dyell Orelo de Souza, coordenador do CBC do pelotão de Gaspar, explica que é muito importante que os alunos participem do TRO, que é quando têm a real noção de como colocar os conhecimentos adquiridos durante o curso em prática. Uma das características principais do treinamento é realizar todas as atividades sob condições desfavoráveis, pois diariamente o Corpo de Bombeiros Militar de Santa Catarina (CBMSC) atua em situações extremamente desgastantes, sem brecha para erros, lidando não apenas com a vida dos cidadãos, mas com as vidas de toda a equipe, e os bombeiros comunitários (BC) precisam estar preparados.



"A gente não pode correr o risco de trabalhar com um BC que não esteja pronto para atuar sob pressão. Além disso, eles precisam saber trabalhar em equipe, auxiliando o outro mesmo em situações de desgaste e sem gerar conflitos. A realização do TRO é uma estratégia da corporação para preparar de forma mais efetiva os voluntários a prestarem o melhor atendimento possível à população catarinense", enfatiza o coordenador de Gaspar.



Thaís de Carvalho Rodrigues, que é aluna do CBC de Blumenau, afirma que o TRO foi um dos momentos mais aguardados pela turma, que foi quando os alunos, como uma equipe, colocam em prática os conhecimentos adquiridos anteriormente, adaptando-se às situações extremas, ao cansaço físico e mental. "Quando todas as missões acabaram, o sentimento foi de dever cumprido. Ver que tudo foi realizado com louvor, com superação e com a ajuda de todos, é motivo de muita comemoração com o grupo", conta com satisfação a futura bombeira comunitária.


Créditos:
Texto: Isabella Cremer
Imagens: Bombeiro Comunitário Louis Gart
Assessoria de Imprensa CBMSC: (48) 98843-4427
Centro de Comunicação Social
Corpo de Bombeiros Militar de Santa Catarina

Posts Relacionados

emergencia193
QUARTEL DO COMANDO-GERAL
Centro Administrativo da SSP - Av. Gov. Ivo Silveira, 1521 - Bloco A - Capoeiras, Florianópolis - SC, 88085-000

Desenvolvimento: DiTI-DLF | Gestão de Conteúdo: CCS | Tecnologia Open-Source
emergencia193