O 4º Batalhão Bombeiro Militar apresentou na última quinta-feira (21), os resultados finais da Operação Veraneio 2018/2019 no litoral do extremo Sul catarinense. O batalhão é responsável pela cobertura da extensão de Balneário Rincão até Passo de Torres, a qual corresponde a 80km ou 59% do litoral guarnecido por Guarda-vidas de Criciúma. A cerimônia de encerramento foi realizada no auditório da AMREC - Associação dos Municípios da Região Carbonífera, em Criciúma.
Em Criciúma, foram colocados à disposição durante a Operação Veraneio 84 postos Guarda-vidas, sete quadriciclos, cinco viaturas, cinco lanchas e seis motoaquáticas, além de mais de 190 profissionais atuantes por dia. Seguem abaixo dados resultantes das ações realizadas, com destaque às ações preventivas e quase 1.700 crianças formadas pelo 4ºBBM no Projeto Golfinho.
Os resultados foram apresentados pelo Subcomandante do 4ºBBM, Capitão BM Henrique Piovesam da Silveira, que destacou como um dos pontos positivos o fechamento de mais um verão sem óbitos na área guarnecida pelo batalhão: “este é o quinto ano sem mortes em área guarnecida pelo 4º BBM. Trabalharemos cada vez mais para manter este saldo nos próximos anos”, afirmou o Subcomandante.
De acordo com o Comandante da 1ª Região Bombeiro Militar, Coronel BM Cesar de Assumpção Nunes, o Corpo de Bombeiros Militar almeja para as próximas temporadas novas ações para diminuir o número de afogamentos em água doce: “nos últimos dez anos, nós mapeamos os afogamentos em todo o litoral. Agora, vamos dividir os dados em três categorias, que resultarão em três tipos de ações: sinalização, campanhas em colégios e ocupação da mídia”, destacou o Coronel BM Cesar.
Créditos: Capitão BM Samuel Ambroso
Centro de Comunicação Social
Corpo de Bombeiros Militar de Santa Catarina