CBMSC EM XANXERÊ SEDIA A 1ª EDIÇÃO DO DESAFIO DE RESGATE VEICULAR DA REGIÃO

Aconteceu neste sábado, 28 de setembro, a 1ª Edição do Desafio de Resgate Veicular da 3ª Região Bombeiro Militar (RBM) em Xanxerê. O evento foi um sucesso e contou com a participação de 51 competidores, comunidade do oeste catarinense e apoiadores do projeto.

A competição foi realizada no Parque de Exposições Rovilho Bortoluzzi, cedido pelo município de Xanxerê e teve por objetivo estimular a lapidação das habilidades e capacidades técnicas dos bombeiros militares e comunitários no atendimento de ocorrências de resgate veicular. Além disso, este tipo de evento também contribui para a sensibilização da população para a prevenção de acidentes de trânsito e o papel fundamental do Corpo de Bombeiros Militar de Santa Catarina (CBMSC) no atendimento de emergências.

Durante todo o dia, cada uma das 7 equipes, compostas por 6 participantes, realizou a sua manobra de resgate de duas vítimas de uma simulação de acidente de trânsito. Neste simulado as equipes compostas por um comandante, três resgatistas e dois socorristas, possuíam 30 minutos para realizar o resgate das vítimas de um acidente de trânsito envolvendo dois veículos.

A avaliação das manobras foi realizada pelos bombeiros militares da equipe Condá Rescue Alpha, referência do CBMSC quando o assunto é resgate veicular. Foram avaliados aspectos como a precisão, rapidez e conhecimentos técnicos demonstrados pelas equipes.

Para a comandante do 14º Batalhão de Bombeiros Militar (14° BBM) com sede em Xanxerê, tenente-coronel Gauana Elis Pozzan Ecco, a 1° edição do Desafio de Resgate Veicular da 3ª RBM foi um sucesso. "Só temos a agradecer a todos que compraram a ideia do evento e vieram hoje nos prestigiar. Esse tipo de evento engrandece muito a nossa corporação e tem algo que a gente sempre fala: o melhor de tudo é que esse tipo de evento proporciona o melhoramento do atendimento para a população, tornando-o muito mais ágil e prático", explica a comandante.

Ao final do dia foram premiadas as equipes e os bombeiros militares e comunitários nas seguintes categorias:

Na categoria Comando:
2° lugar: equipe Alfa do 14º BBM
3° lugar: equipe Alfa do 11ºBBM

Na categoria Equipe de Atendimento Pré-Hospitalar:
1° lugar: equipe Alfa do 14ºBBM
2° lugar: equipe Alfa do 6ºBBM
3° lugar: equipe Alfa do 11ºBBM

Na categoria Equipe Técnica:
2° lugar: equipe Alfa do 11ºBBM
3° lugar: equipe Bravo do 6ºBBM

Classificação Geral:

2° lugar: equipe Alfa do 14ºBBM

Texto: soldado Isabella Cremer
Imagens: Divulgação CBMSC/Xanxerê

Veja também as nossas redes sociais: Instagram; Facebook; Youtube.