5º BBM orienta moradores em situação vulnerável para prevenção de sinistros em Lages

Em parceria com a Prefeitura de Lages e a Secretaria Municipal de Assistência Social, a Seção de Atividades Técnicas, do 5º Batalhão de Bombeiros Militar, com sede em Lages, orientou os moradores de um condomínio popular sobre a importância da prevenção.

A reunião contou com um púbico aproximado de 30 pessoas e os bombeiros militares explicaram sobre os riscos que o GLP, ou gás de cozinha, oferece às pessoas, além de esclarecerem as exigências do Corpo de Bombeiros Militar de Santa Catarina (CBMSC) em relação às instalações de gás de um condomínio de casas geminadas.

19.08 TreinoLages2

Os tópicos abordados foram referentes ao risco de explosões por conta de vazamento de gás, à possibilidade de asfixia decorrente do comprometimento da qualidade do ar, entre outros sinistros tocantes ao tema. Também foram demonstradas as formas de prevenção de cada situação e de que forma a norma do CBMSC trata o assunto, visando a redução do risco. Por fim, foi realizada uma breve dinâmica de como agir em casos de sinistros relacionados ao gás de cozinha.

19.08 TreinoLages

A intenção dessa parceria, além da preservação da vida e do patrimônio das pessoas, é regularizar a edificação, que possui o prazo de janeiro do próximo ano para realizar as adequações necessárias. Segundo o Tenente BM Dall Igna, Chefe do Setor de Análise de Projetos, o objetivo da reunião foi orientar os moradores e despertar-lhes a percepção de risco, ou seja, torná-los conscientes de como a simples atitude de manter o recipiente de gás armazenado no interior de suas casas impacta na sua segurança e oferece riscos a vida daqueles que ali residem.

"Com essa iniciativa, buscamos ir além de simplesmente fiscalizar e exigir o cumprimento da norma. É missão do Corpo de Bombeiros Militar de Santa Catarina, também, orientar o cidadão e promover a cultura da prevenção, especialmente em comunidades em situação de vulnerabilidade".

Créditos: B-5 5ºBBM