50 professores participam do Curso de Capacitação Princípios Pedagógicos

Teve início nesta semana o primeiro Curso de Capacitação Princípios Pedagógicos para o Ensino Bombeiro Militar do Estado de Santa Catarina, em parceria com o Centro Universitário Municipal de São José – USJ.

O curso foi idealizado pelo Comandante do Centro de Ensino Bombeiro Militar de Santa Catarina, partindo da premissa de ser uma meta obrigatória junto ao MEC e a materialização de uma necessidade dos últimos anos no CEBM, sendo oferecido aos professores do CBMSC. Nesta ocasião totalizam cinquenta alunos participantes de todo o estado.

Dentro da proposta pedagógica, o aluno é responsável pela gestão do seu processo de aprendizagem determinando o ritmo de estudos, exercendo a autonomia. Na modalidade de Educação a Distância – EaD, o curso tem carga horária de 20 horas, dentro de princípios pedagógicos de aprendizagem com utilização das diferentes abordagens metodológicas, utilizando diferentes recursos disponíveis no Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA/Moodle).

A capacitação apresenta no seu percurso diversas correntes teóricas e suas relações com a educação, e tem como objetivo explorar e disponibilizar um rol de metodologias contemporâneas de aprendizagem. Sendo assim, cada participante, por meio da reflexão crítica de sua prática, terá condições de identificar e planejar estratégias de ensino inovadoras, contribuindo com o processo de aprendizagem dos alunos, facilitando escolhas quanto aos instrumentos e abordagens a serem desenvolvidas na Corporação.

“Consideramos este um momento especial para a equipe, uma vez que o curso tem objetivos que permitirão ressignificar de forma colaborativa abordagens pedagógicas consideradas complexas para a formação docente”, informa a Coordenação Pedagógica, composta pelas Professoras: Marinez Chiquetti Zambon, da USJ; Paula Regina Corrêa e Rosa Gaio, do CEBM; Graziela Raupp Pereira, da Diretoria de Ensino Bombeiro Militar e da Capitão BM Ana Paula Guilherme, Coordenadora do Curso. A coordenação registra também um agradecimento especial ao Capitão BM Anderson Sarte, que contribuiu inicialmente com este projeto.

Créditos: Diretoria de Ensino - CBMSC