Com o foco na prevenção de afogamentos nos ambientes naturais, o 7º Batalhão de Bombeiros Militar (7º BBM) iniciou o trabalho de mapeamento das características principais dos postos guarda-vidas em Santa Catarina. A missão começou na última segunda-feira, 29, e tem previsão de término no dia 14 de novembro.
Gerenciado pelo Comando Geral do CBMSC e assessorado pela Coordenadoria de Atividades Aquáticas, o mapeamento tem como propósito a melhoria na gestão, coordenação e operacionalização do serviço de Guarda-vidas realizado em Santa Catarina pelo Corpo de Bombeiros Militar.
Dentre as variáveis diversas em análise, destacam-se a acessibilidade dos postos e praias, a luminosidade da praia durante a noite, balneabilidade da água, o acesso a costões rochosos, acesso a trilhas (locais de risco para as famosas "selfies"), condições geral da infraestrutura dos postos, recursos adicionais dispostos em cada posto guarda-vidas e o grau de periculosidade de cada praia, de acordo com sua morfodinâmica.Somente nos 08 municípios litorâneos do 7º BBM, que se estende de Itajaí até Itapoá, serão levantadas informações de aproximadamente 100 postos guarda-vidas. Com base nas informações adquiridas, gestores e coordenadores da atividade terão à disposição matrizes para a classificação de postos e prioridade de ativação ao longo do ano.