7º Encontro de Bombeiras Militares é realizado em Nova Veneza

O 7º Encontro e Capacitação das Bombeiras Militares de Santa Catarina foi marcado por desafios, emoção e aprendizado. Durante os dias 11 e 12 de novembro, no município de Nova Veneza, cerca de 70 Bombeiras Militares de todo Estado participaram de atividades e palestras de capacitação profissional, com atividades que permanecerão na memória das militares.

No primeiro dia do evento, foi realizada a abertura oficial na praça da cidade, com a presença do Prefeito Municipal, autoridades, oficiais do CBMSC e o Comandante do 4º Batalhão. Após a abertura, foi promovida a prova “Bombeira de Garra”, com ações desafiadoras. Mesmo sob o calor de 34º graus, as Bombeiras deram um show de força, resistência, dedicação e habilidade. O público de Nova Veneza prestigiou a competição, que teve como vencedoras:

- 1º lugar: Soldado BM Renata, de Bombinhas
- 2º lugar: Aspirante a Oficial BM Bruna, de São José
- 3º lugar: Soldado BM Bárbara, de Rio do Sul

O segundo dia do evento foi marcado por um seminário de capacitação profissional. O encontro trouxe vivências, histórias de superação, auto estima, relatos de ocorrências e assuntos voltados para o fortalecimento das femininas dentro da corporação.

Durante a manhã, as Bombeiras receberam a criciumense e atleta fisioculturista Anne Freitas. A campeã mundial contou sua trajetória e deixou uma mensagem de incentivo: “o caminho para alcançar nossos sonhos e objetivos não é fácil. Em muitos momentos dá vontade de desistir, mas é preciso acreditar em si mesma todos os dias”.

Em seguida, as Bombeiras participaram de uma experiência emocionante, ao ouvirem o relato de duas vítimas atendidas pela corporação. A história da Elaine, que sofreu uma grave queimadura aos seis meses de gravidez, e Bárbara, que sofreu amputação da tíbia esquerda em um acidente de moto. Os relatos evidenciaram como a eficácia nos atendimentos pode fazer diferença na vida do paciente, motivando as militares a seguirem dedicando-se ao máximo em cada ocorrência.

Na pauta específica da Coordenadoria de Assuntos Femininos, muitas demandas foram discutidas, como questões referentes a apresentação pessoal, normativas de gestante e lactantes, uniformes e fardamentos, condições das instalações físicas e ainda a necessidade de um planejamento voltado para a capacitação das Bombeiras Militares, institucionalizando os encontros e fortalecendo as mulheres dentro da Corporação.

Após uma pausa para o almoço, a capacitação seguiu no período da tarde. A palestrante Gabi Dias trouxe a temática da sexualidade e auto estima, deixando a mensagem de que “é preciso se permitir, aproveitar, se sentir feliz com o que você faz no dia a dia, principalmente profissionalmente”. Na última palestra do evento, a psicóloga Jéssica falou sobre rivalidade e cooperação. A psicóloga ressaltou a importância da união, fortalecimento, apoio e empatia entre as mulheres no ambiente profissional e pessoal.

Ao final das atividades, as Bombeiras do 4º Batalhão, organizadoras do evento, homenagearam as Militares mais antigas e pioneiras dentro da corporação, agradecendo e parabenizando-as por toda trajetória vivida. Para encerrar a 7º edição do encontro, um video com fotos operacionais das participantes foi exibido, emocionando as Bombeiras Militares. As organizadoras agradeceram a presença de todos que participaram, em especial às palestrantes e patrocinadores que contribuíram para que o evento fosse realizado, além da prefeitura municipal de Nova Veneza e Secretaria de Turismo, que contribuíram para o sucesso do evento.

Além dos desafios e palestras, o evento foi marcado pela acolhida das meninas da organização, hospitalidade da cidade e engajamento entre as participantes. Com o lema “Juntas somos mais fortes”, o 7º Encontro e Capacitação das Bombeiras demonstrou a força e cooperação das profissionais do Corpo de Bombeiros Militar de Santa Catarina.

Créditos: Comissão Organizadora do 4º BBM – Cabo Ellen, Cabo Camila, Cabo Ana Paula, Cabo Veiga, Cabo Kenia, Soldado Karoline e Soldado Camila.