9º BBM PARTICIPA DE SIMULADO DE EMERGÊNCIA COM ACIDENTE DE TRÂNSITO EM PORTO UNIÃO

A 3ª Companhia de Bombeiros Militar de Porto União, em parceria com o SAMU (Serviço de Atendimento Móvel de Urgência) participou de um exercício simulado de atendimento a um acidente de trânsito, com múltiplas vítimas. O exercício simulado fez parte das atividades da Semana Nacional de Trânsito, com o objetivo de promover a conscientização e os cuidados no trânsito. As ações foram realizadas na tarde de quarta-feira, 25. O exercício foi realizado no Centro de União da Vitória (PR).

No simulado, as equipes buscaram recriar um cenário realista de acidente com múltiplas vítimas, utilizando técnicas de atendimento de suporte básico e avançado de vida, controle de tráfego e procedimentos de segurança para resgatar e estabilizar as vítimas.

Para o atendimento, foi encenado um acidente envolvendo dois veículos, sendo que, em cada veículo, haviam duas vítimas encarceradas, totalizando quatro vítimas presas nas ferragens. Além das vítimas encarceradas, foram colocadas mais nove vítimas no perímetro do acidente. As equipes de resgate, juntamente com as demais entidades envolvidas, coordenaram os esforços de triagem, desencarceramento, atendimento pré-hospitalar e remoção das vítimas para as unidades de saúde.

O simulado foi bem-sucedido, permitindo que as equipes testassem e aprimorassem suas habilidades de coordenação e resposta em incidentes críticos. A participação integrada das diversas entidades e a colaboração de futuros profissionais da área da saúde foram cruciais para o desenvolvimento do treinamento. O evento também proporcionou uma oportunidade de conscientização da comunidade sobre a importância de uma resposta rápida e eficaz em acidentes de trânsito.

Ao todo, os seguintes órgãos participaram da atividade: SAMU (organização), CBMSC, Corpo de Bombeiros Militar do Paraná (CBMPR); Polícia Militar do Paraná (PMPR); Polícia Científica do Paraná (PCIPR); Pronto Atendimento Emergencial (PAE); Departamento Municipal de Trânsito de União da Vitória (UVTRAN); Curso de Medicina da (UNC) e alunos do Curso Técnico em Enfermagem (Túlio de França).

Texto: Capitão Marcos Luciano Colla
Imagens: Divulgação CBMSC/Porto União

Veja também as nossas redes sociais: Instagram; Facebook; Youtube.