Nos dias 27 e 28 de março de 2025, foi realizado no Pelotão de Rio Negrinho um treinamento de Atendimento Pré-hospitalar (TAPH), que contou com a participação de 24 bombeiros militares e comunitários de todas as Companhias da circunscrição do 9º Batalhão de Bombeiro Militar, em Canoinhas.
Durante o treinamento, os bombeiros receberam a capacitação para aplicar o teste de glicemia, inserido recentemente nos protocolos do Corpo de Bombeiros Militar de Santa Catarina (CBMSC). Isso garante às guarnições de serviço uma ferramenta a mais para identificar os sinais de uma vítima, contribuindo para um tratamento mais adequado posteriormente.
Outro tópico abordado, foi a restrição de movimento de coluna (RMC) e a utilização de tipos diferentes de macas. O protocolo de APH do CBMSC traz a possibilidade de aplicar a restrição conforme a necessidade, visando o melhor para a vítima, e o uso de macas scoop (maca coletora tipo colher) e macas a vácuo, trazendo conforto ao paciente durante o transporte ao hospital.
Foi realizado ainda oficina de reanimação cardiopulmonar (RCP), na qual os instrutores relembraram conceitos importantes inerentes ao tema e colocaram em prática manobras de RCP para ocasiões específicas, como para pacientes com traqueostomia, ventilação boca-estoma, aspiração de líquidos e fluídos e colocação de eletrodos do desfibrilador externo automático (DEA) em variadas situações.