PESQUISAR

Blog de Notícias

2 minutos para leitura (408 palavras)

Academia de letras militar realiza sessão solene ao CBMSC

 

 

CLIQUE AQUI para ver todas as fotos.

 

Em uma noite de gala, a Academia de Letras dos Militares Estaduais (Almesc) homenageou o Corpo de Bombeiros Militar de Santa Catarina (CBMSC) pelos 90 anos, marca que irá alcançar no ano de 2016 (em 26 de setembro), nesta quinta-feira (16/06). O presidente da Almesc, Coronel PM RR Roberto Rodrigues de Menezes, conduziu a sessão solene, que também contou com a homenagem aos patronos das cadeiras da academia, por meio da presença de seus familiares.

 

A oração acadêmica alusiva à data comemorativa foi proferida pelo ex Comandante-Geral do CBMSC, Coronel BM RR Marcos de Oliveira. Com emoção, relatou sua vivência pessoal como militar, relembrando o amor que sentiu e sente pela corporação, uma história que se confunde com a de muitos bombeiros. “E assim continuamos todos a construir esta história, cada um de nós que integra este corpo, o Corpo de Bombeiros Militar de Santa Catarina, que continua seu trabalho preparando-se para o futuro, assumindo uma postura de organização pública credora de alto prestígio e responsável pela gestão de riscos e de desastres, que atua pautada nas tradições militares, mas focada em uma ação sempre inovadora e tecnicamente preparada”, complementou.

 

Na mesma oportunidade o Coronel BM RR Altair Francisco Lacowicz lançou seu livro, o primeiro dentro da Almesc: Programas Institucionais do Corpo de Bombeiros Militar – expansão dos serviços de bombeiros. “A obra espelha objetividade e pragmatismo, focada em um trabalho técnico. É um compêndio de projetos, com a participação de oficiais também de outros Estados. É voltado aos administradores de bombeiros. Boa parte já foi aproveitada como programa institucional, e há também muitas sugestões de trabalho”, esclarece o autor.

 

Também compuseram a mesa de autoridades e o público presente personalidades de outras academias de letras, como o historiador Nereu do Vale Pereira, da Academia Portuguesa de História e do IHGSC. Ele presenteou o comando do CBMSC com uma lembrança de Ponte Delgada, cidade situada na Ilha de São Miguel, arquipélago dos Açores, em Portugal. O acadêmico trouxe uma flâmula e dois livros históricos dos bombeiros daquela região, e o recado do comandante local, Sr. Vasco Garcia, de realizar um intercâmbio com os bombeiros militares catarinenses.

 

Também prestigiaram a sessão o Chefe de Estado-Maior Geral do CBMSC, Coronel BM Edupércio Pratts; demais acadêmicos da Almesc; oficiais do CBMSC e PMSC, familiares e convidados.

 

 

Créditos: CCS do CBMSC / Soldado BM Maria Gabriela

emergencia193
QUARTEL DO COMANDO-GERAL
Centro Administrativo da SSP - Av. Gov. Ivo Silveira, 1521 - Bloco A - Capoeiras, Florianópolis - SC, 88085-000

Desenvolvimento: DiTI-DLF | Gestão de Conteúdo: CCS | Tecnologia Open-Source
emergencia193