Ação preventiva: Auto Posto de Comando e FT-05 em Rio do Sul

Na noite de domingo (27/09) o Corpo de Bombeiros Militar concentrou suas ações em uma área de atenção devido ao elevado volume de chuvas das últimas semanas: o Alto Vale do Itajaí. Em Rio do Sul o nível do rio Itajaí-Açu chegou a 7,22 metros, muito próximo da margem de segurança que é de 8 metros.

Foi acionado o ônibus Auto Posto de Comando (APC-01), viatura que pode ser utilizada como base de comando móvel em caso de grandes operações, instalada nesta ocasião em frente à catedral São João Batista. Foi deslocada também a Força-Tarefa do 5° Batalhão, com sede em Lages, para antecipar as ações de segurança em caso de enchente.

De acordo com o comandante local, Capitão BM Davi Pereira de Souza, alguns bairros mais baixos foram afetados e famílias deixaram as residências, sem o registro de ocorrências de maior vulto. “Esta é uma ação de caráter preventivo, o quartel está preparado também com reforços: foram convocadas também as guarnições de folga para permanecerem de prontidão”, complementou.

Ainda no domingo reuniram-se na prefeitura municipal representantes do poder público e da sociedade civil organizada para deliberar a respeito da situação e organizar as tarefas conjuntas. O Comandante do 5° Batalhão, Tenente Coronel BM João Valério Borges, esteve presente na conferência e esclareceu que “o diagnóstico da situação e as ações antecipadas são determinantes para o sucesso das operações e a segurança da população”.

Acompanhe os boletins da Defesa Civil Municipal de Rio do Sul com atualizações sobre o nível do rio Itajaí-Açu CLICANDO AQUI.

Entenda a Força-Tarefa

A Força-Tarefa do CBMSC é uma estrutura independente na qual bombeiros de cidades não afetadas por desastres podem atuar de forma autossuficiente, auxiliando o efetivo orgânico de municípios atingidos por algum tipo de desastre (enxurradas, enchentes, incêndios florestais, deslizamentos, etc).

O grupo especializado é formado por unidades de 12 bombeiros distribuídas pelos 13 Batalhões existentes no Estado, além do Batalhão de Operações Aéreas (BOA) e Divisão da Tecnologia da Informação (DiTI). As equipes são dotadas de viaturas, equipamentos e material de apoio próprios para o emprego em situações extremas.

Créditos: CCS do Comando-Geral / Soldado BM Maria Gabriela