Nesta terça-feira, 18, por volta das 13h23, o Corpo de Bombeiros Militar de Santa Catarina (CBMSC) foi acionado para atender uma ocorrência de explosão de um tanque de combustível no município de Cordilheira Alta, localizado na SC-157. O acidente ocorreu no pátio de uma empresa privada. O acidente ocorreu em um tanque instalado de forma fixa no terreno da empresa. Durante a operação de transbordo do produto de um caminhão para esse tanque, houve a explosão.
A substância transportada, identificada como imprimação - emulsão asfáltica de ruptura lenta (código ONU 90 3082), possuía aproximadamente trinta mil litros. A explosão resultou em quatro vítimas, todas politraumatizadas, apresentando queimaduras e escoriações devido à força da explosão.
Atendimento às vítimas:
Todas as vítimas foram encaminhadas ao Hospital Regional do Oeste para atendimento médico avançado. Além do Corpo de Bombeiros Militar em Xaxim e Coronel Freitas, estiveram em apoio ao atendimento às vítimas as equipes médicas do Serviço Aeropolicial de Fronteira (SAER) e do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU).
Por se tratar de acidente com produto perigoso, sendo um líquido inflamável, também foram acionados a Secretaria de Proteção e Defesa Civil, a Polícia Científica, a Polícia Ambiental e o Instituto do Meio Ambiente (IMA).
"O Corpo de Bombeiros Militar reforça a importância do cumprimento rigoroso das normas de segurança no manuseio de substâncias inflamáveis, com o objetivo de prevenir acidentes semelhantes e garantir a proteção da população e do meio ambiente. Agradecemos também a todas os órgãos que apoiam o nosso atendimento nesta ocorrência", reforça major Nolan Volkweis, comandante da 3ª Companhia do 14º Batalhão de Bombeiro Militar em Xaxim.