No dia 16 de novembro, 30 agentes de saúde do município de São José receberam atualizações sobre ressuscitação cardiopulmonar (RCP) e obstrução de vias aéreas por corpo estranho (OVACE).
Estes profissionais estão diariamente em contato com a comunidade josefense, podendo, a qualquer momento, iniciar o primeiro atendimento em situações de emergências.
Você sabe o que é RCP?
Para entender o que é RCP, precisamos falar brevemente sobre parada cardiorrespiratória (PCR); afinal, ambas estão ligadas e andam lado a lado.
A PCR é a interrupção da circulação e dos movimentos respiratórios. Já o RCP consiste no procedimento que visa tentar reverter a PCR. É uma técnica utilizada para restaurar artificialmente a circulação e as trocas gasosas nos pulmões, condições fundamentais para manter o cérebro e, consequentemente, os neurônios (que são as células nervosas sensíveis à falta de oxigênio) vivos.
OVACE
Já a OVACE consiste na obstrução de vias aéreas causada por aspiração de corpo estranho, geralmente localizado na laringe ou traqueia. Essa condição pode ser um evento potencialmente fatal. Ela é mais comum em crianças do que em adultos, sendo relatados 80% dos casos em pacientes menores de 15 anos, segundo dados do Conselho de Segurança Nacional.
Créditos:
Texto: estagiário Fabricio Nobre Reck
Imagens: Divulgação CBMSC/São José
Assessoria de Imprensa CBMSC: (48) 98843-4427
Centro de Comunicação Social
Corpo de Bombeiros Militar de Santa Catarina