Integrantes do Corpo de Bombeiros Militar de Tijucas, na circunscrição do 13º Batalhão BM, ministraram entre os dias 10 e 14 de agostos capacitação na área de prevenção e primeira-resposta a emergências no âmbito do Sistema Prisional a agentes que atuam na unidade prisional instalada no município.
A capacitação integrou o 2º Curso de Gestão de Risco e Desastre no Sistema Prisional, iniciativa da Coordenadoria de Proteção e Defesa Civil de Tijucas, que contou com o apoio do CBMSC, das Secretarias de Estado da Defesa Civil e Justiça e Cidadania, e do Serviço Móvel de Atendimento a Emergências (SAMU).
Agentes penitenciários de diferentes regiões do Estado participaram do curso com carga horária de 40 horas/aula que teve como objetivo oportunizar aos participantes a identificação dos eventos causadores de crises previamente e fazê-los conhecer métodos de gerenciamento das ações de resposta em operações de emergência.
As instruções envolveram temas como Suporte Básico de Vida, incidentes com múltiplas vítimas, prevenção e combate a incêndio, gestão de risco e plano de contingência e gestão de desastre e sistema de comando de operações.
Créditos: Tatiana Constantin – estagiária B5 13ºBBM