PESQUISAR

Blog de Notícias

2 minutos para leitura (393 palavras)

Alunos Sargentos representam CBMSC em solenidade de Dia da Vitória

O pelotão formado pelos alunos SArgentos BM, que se encontram em formação no Centro de Ensino, representou o Corpo de Bombeiros Militar na solenidade alusiva ao Dia da Vitória, ocorrida na  manhã desta segunda-feira 8, junto ao Monumento ao Expedicionário, na Praça Nossa Senhora de Fátima, em Florianópolis. O evento, organizado na Capital pelo 63° Batalhão de Infantaria e 14° Brigada de Infantaria Motorizada, também contou com a participação de representantes da Marinha do Brasil, da Força Aérea Brasileira e da Polícia Militar.

 

O comandante-geral do Corpo de Bombeiros Militar, Coronel BM Onir Mocellin, acompanhou as demais autoridades na homenagem aos tombados em batalha, colocando flores junto ao Monumento do Expedicionário.

 

 


Alunos do Colégio Antônio Peixoto também cantaram a canção do expedicionário. Após, foi feita a leitura dos nomes dos catarinenses mortos em combate, que lutaram no Exército, na Marinha e na Força Aérea. O momento foi finalizado com o toque de silêncio.

 

 

Dia da Vitória- O que é?
Em 8 de maio de 1945 os alemães assinavam em Berlim a ata final da rendição. O documento já havia sido redigido um dia antes em Rheims. Nele, os alemães assumiam a derrota e, entre inúmeras condições à paz, o General Alemão Jodl, um dos poucos que participou dos momentos finais da derrocada, pediu compaixão aos vencedores. Estava findada oficialmente a segunda guerra mundial.

Os povos do mundo todo, que há quase 6 anos respiravam apenas sofrimento, tanto pelas perdas irreparáveis de entes queridos, como pela miséria que assolava a Europa e os países participantes, puderam enfim, começar a pensar em reconstrução.  As tropas brasileiras que lutavam na Itália, já comemoravam a morte de Mussolini ocorrida no fim de abril e no começo de maio, as tomadas de Monte Castelo e de Montese, deram novo ânimo aos expedicionários que continuavam em batalha, apesar das vidas que foram perdidas. Somando a notícia da rendição dos Alemães, em 8 de maio, as forças expedicionárias brasileiras comemoravam. Era tempo de voltar para casa, de retomar a vida, de curar as feridas. Por isso, no Brasil o dia da vitória é lembrado até hoje, em homenagens àqueles que deram a vida para defender o País do radicalismo nazista.

 

 

 

 

Texto e fotos: Krislei Oechsler- Jornalista
CCS- Centro de Comunicação Social – Corpo de Bombeiros Militar de Santa Catarina

 

 

emergencia193
QUARTEL DO COMANDO-GERAL
Centro Administrativo da SSP - Av. Gov. Ivo Silveira, 1521 - Bloco A - Capoeiras, Florianópolis - SC, 88085-000

Desenvolvimento: DiTI-DLF | Gestão de Conteúdo: CCS | Tecnologia Open-Source
emergencia193