A primeira turma do Curso Avançado de Atendimento a Emergências (CAAE) do CBMSC em Monte Castelo realizou o Treinamento de Resistência Operacional (TRO) neste sábado (15/12). Ao todo, 27 alunos participaram do treino operacional, com atividades que duraram cerca de 20 horas na localidade de Espigão do Bugre, em Mafra.
O treinamento teve início às 6h do sábado, com um deslocamento de aproximadamente 9 quilômetros até o acampamento. A equipe passou por um dia intenso de instruções e práticas, abordando temas relativos a Atendimento Pré- Hospitalar, Salvamento em Altura, Sobrevivência e providência de recursos em meio rural (mata), Combate a Incêndio, Busca Terrestre, Condução de embarcações e algumas práticas de salvamento em meio aquático.
O TRO teve como objetivo ampliar e fixar conhecimentos adquiridos em uma longa rotina de estudos, além de fornecer à comunidade de Monte Castelo Bombeiros Comunitários com alto conhecimento técnico. Os profissionais prestarão auxilio às guarnições do quartel do CBMSC que será inaugurado na data de hoje (18/12), em Monte Castelo. Ao final do curso, os alunos do CAAE serão certificados como Bombeiros Comunitários e também poderão atuar de forma decisiva em situações de emergência que possam surgir em suas rotinas.
O início do CAAE foi coordenado pela equipe B-3 do Pelotão de Bombeiros Militar de Mafra. O TRO teve auxílio de Bombeiros Comunitários e apoio de integrantes do GBM de Papanduva, que proporcionaram aos alunos experiências muito próximas às ocorrências atendidas cotidianamente.
Créditos: Texto: 3º Sargento Staidel. Fotos: Bombeiro Comunitário Fritz
Centro de Comunicação Social
Corpo de Bombeiros Militar de Santa Catarina