Alunos do CEBM treinam para eventos climáticos e de grandes proporções

Enquanto os Estados Unidos enfrentam a passagem do maior furacão da história daquele país, em Santa Catarina, os alunos em formação no Centro de Ensino Bombeiro Militar estão recebendo intenso treinamento para gerenciar ocorrências de grandes proporções, envolvendo desastres naturais ou acidentes de grandes vultos.

Para os cerca de 40 cadetes do Curso de Formação de Oficiais a semana começou com intenso treinamento, com as atividades do TRON- Treinamento Operacional para Desastres Naturais, disciplina obrigatória para completarem a carga horária na formação dos Oficiais do Corpo de Bombeiros Militar. De prontidão desde a meia noite de domingo (10/9), no Centro de Ensino no bairro Trindade, em Florianópolis, os alunos recebem informações climáticas simuladas, via telefone celular e aplicativos, que dão conta de um evento climático no estado, envolvendo grande volume de chuva nas regiões do litoral e Vale do Itajaí. Dessa forma, as únicas informações que sabem até o momento é que a situação das chuvas vem se agravando e que terão que atuar para resgatar vítimas e para contornar alguma situação de grandes proporções, envolvendo excesso de chuva e múltiplas vítimas.

Na manhã de hoje, segunda-feira (11/09), os alunos passaram pelo primeiro desafio: foram nadando do continente, saindo do GBS- Grupamento de Busca e Salvamento, até a ilha dos Guarás, ou ilha dos Bombeiros, distante há quatro quilômetros da costa. No local, passarão a manhã e início da tarde com instruções sobre navegação e uso de embarcações. Na sequência, terão treinamento sobre resgates aéreos com a equipe do Batalhão de Operações Aéreas-BOA.

Já na noite desta segunda-feira, os cadetes retornam para o Centro de Ensino e somente sabem que terão uma semana repleta de atividades pela frente. De acordo com o Coronel BM Aldo Baptista Neto, que ministra a disciplina de TRON aos alunos, a ideia de manter sigilo sobre o tipo de atividade que os alunos encontrarão pela frente faz parte da didática do aprendizado. “Como futuros Bombeiros, por melhores que sejam nossos alertas climáticos, cada ocorrência de grandes proporções é única e nem todas é possível receber algum alerta meteorológico e preventivo”, disse.

Além disso, todas as situações vivenciadas pelos alunos estão sendo simuladas com a máxima veracidade possível, para que possam treinar em ambiente simulado, o que a vida profissional poderá trazer na realidade, complementa o Coronel Neto.

Ao longo da semana, também estão previstas atividades de triagem de múltiplas vítimas, transporte e atendimento pré-hospitalar de vítimas politraumatizadas em estruturas colapsadas, atividades de cinotecnia e de manipulação de cadáveres, entre outras. Os alunos ficarão acampados em alguma cidade entre o litoral e Vale do Itajaí, em virtude da ocorrência simulada de grande vulto que deverão atender. Eles terão de preparar o próprio alimento e conviver com situações de improviso e exaustão física e mental.

As atividades acontecem com apoio do Centro de Ensino Bombeiro Militar e com apoio do 1°Batalhão, com sede em Florianópolis, do 3°, com sede em Blumenau, do 7°Batalhão, sediado em Itajaí, do 8° Batalhão, com sede em Tubarão, do 10°, com sede em São José, do 13°Batalhão com sede em Balneário Camboriú e do 14°Batalhão de Bombeiros Militar, em Xanxerê.

Créditos: Texto: Krislei Oechsler- Jornalista

Fotos: Ewerton Luiz Oliveira- Sargento BM e Centro de Ensino Bombeiro Militar