Alunos do Curso Básico de Atendimento a Emergências são certificados em Salete

Alunos do Curso Básico de Atendimento a Emergências (CBAE) foram certificados na noite desta segunda-feira (30), no município de Salete. A solenidade foi realizada no auditório da Câmara de Vereadores municipal e contou com a presença de Bombeiros Militares, autoridades municipais e comunidade em geral. Os 21 participantes foram aprovados após concluírem 40 horas aula no curso, com ceritificação expedida pelo Corpo de Bombeiros Militar de Santa Catarina (CBMSC).

01.10 CBAESalete3

Durante o curso, foram repassadas instruções básicas sobre primeiros socorros, extinção de incêndios, sistemas preventivos contra incêndios, percepção e gestão de riscos e atuação inicial em acidentes. Com a conclusão do CBAE, os formandos estão aptos para realizarem o Curso de Formação Bombeiro Comunitário (CFBC), com inscrições previstas para 2020.

O Comandante do 5º Batalhão Bombeiro Militar de Lages, Tenente-Coronel Paulo Diniz Arruda Nunes, também esteve presente e agradeceu aos Bombeiros Militares de Taió pela capacitação realizada em Salete, destacando, ainda, a importância de preparar a comunidade para agir em situações de emergência.

01.10 CBAESalete5

“O Corpo de Bombeiros Militar de Santa Catarina não consegue ter um quartel instalado em todas as cidades, portanto os Bombeiros Comunitários acabam suprindo esta lacuna. Instruídos pelo CBMSC, eles são uma semente para,  quem sabe, termos novos quartéis nos municípios futuramente”, declarou o Tenente-coronel.

01.10 CBAESalete2

A prefeita de Salete, Solange Schlichting (Chica), parabenizou os formandos e agradeceu o envolvimento de todos para a capacitação da comunidade. “Muito obrigada a todos que uniram esforços, aos Bombeiros Militares de Taió, a Administração Municipal e Câmara de Vereadores pela parceria. Não poderia deixar de registrar também, o nome do vereador Eduardo Schuvedler, grande defensor desta causa”, afirmou.

01.10 CBAESalete4

A solenidade foi encerrada com o tradicional batismo dos alunos, que reuniram-se para uma confraternização após a formatura. Com a certificação, o município de Salete passa a contar com mais de 60 pessoas formadas no CBAE, instruídas em cursos realizados em 2014 e 2015.

Créditos: Bombeiro Comunitário Odair